Atualidade Apresentação do catálogo da exposição "Comércio: Tradição & Modernidade"Mobilidade Condicionamento de trânsito: 19 de junho, Avenida Santiago de GaviãoCâmara “Pós-Covid: O Desafio Maior” é tema do 3.º Fórum Económico Famalicão Made InCâmara Reunião Municipal de 17/06 com transmissão em diretoAtualidade IV concurso de Quadras Antoninas premeia poetas inspirados pela mobilidadeCultura e Turismo Anima-te dedica fim-de-semana à Mostra Medieval e VikingFreguesias Requalificação do adro da Igreja permite a Sezures “construir comunidade”Freguesias Calendário projeta novo parque de lazer Cultura e Turismo Famalicão em modo Antoninas até domingoCultura e Turismo Galinha Mourisca: “É comer e gritar por mais!...”Freguesias Antas concentra-se no futuroCultura e Turismo Famalicão assinala Semana Internacional de Arquivos com webinnarCultura e Turismo Universo Camiliano cresce em SeideEconomia Raclac cada vez mais forteEducação Centro de Recursos Educativos concretiza Famalicão InclusivoCultura e Turismo Biblioteca Municipal com instalações temporárias no Centro Pastoral de FamalicãoFreguesias Frente de obras em PedomeCultura e Turismo Museu da Guerra Colonial com novo horárioCâmara Famalicão lança aplicação do município para aproximar cidadãos e facilitar acesso aos serviçosDesporto Suor, diversão e bem-estar em mais uma edição do Move-teJuventude Festival de Cinema Jovem de Famalicão com inscrições abertas até 7 de outubroFreguesias União das freguesias de Seide em ritmo de obrasEconomia Serviço de entrega de refeições representou volume de negócios de um milhão de eurosCultura e Turismo O “Discurso Silencioso” de Jorge Pinheiro na Ala da Frente
O SEU LUGAR

Território Fértil

Localizado bem no coração do Minho, Vila Nova de Famalicão beneficia da beleza de uma paisagem verdejante, marcada por montes e vales. Nascido para a história em 1205, com atribuição do foral pelo rei D. Sancho I, o concelho famalicense é, atualmente, um importante polo cultural, industrial, comercial e agro-pecuário.

É um dos concelhos mais empreendedores do país. O dinamismo da sua juventude, a eficiência e diversidade da sua mão-de-obra, a qualidade de vida e o crescimento sustentado fazem de Famalicão um concelho com futuro.

Com empresas que são referência nacional e internacional nos sectores do têxtil, do calçado, da alimentação, das obras públicas e da produção de pneus, Famalicão é, sem dúvida, um concelho com marca!

Terra da cultura e do conhecimento é também a terra do grande romancista Camilo Castelo Branco. Mas Famalicão é uma cidade do presente e, sobretudo, do futuro, destacando-se pelo dinamismo da sua política cultural, nomeadamente através da programação contemporânea da Casa das Artes.

Bom para viver, bom para investir, o município tem como cartão-de-visita o Parque verde da Devesa, considerado o “pulmão” da região Norte. São 23 hectares de espaço verde, cruzado por um rio agora despoluído, um lago e vários equipamentos culturais.

A identidade famalicense é reforçada pelas suas tradições, que fazem de Famalicão um concelho genuíno e atrativo, sendo a gastronomia (com os seus rojões à moda do Minho, o arroz de pica no chão e o cabrito assado no forno), o artesanato (onde se destaca as artes da cestaria, olaria e talha) e o património histórico os principais produtos turísticos. Todo este espólio cultural reflete-se nos inúmeros museus e espaços culturais que se espalham pelo município.

Por tudo isto, e muito mais Famalicão é, sem dúvida, um destino obrigatório seja para visitar, para investir ou para viver!