O SEU LUGAR

Residentes / Ação Social
Apoio Social

Portadores de Deficiência ou Incapacidades

Divisão de Solidariedade Social

T. 252 320 940
E. balcaodainclusao@famalicao.pt

O Balcão da Inclusão destina-se a pessoas portadoras de deficiência e familiares que necessitem de informação sobre temáticas da deficiência/incapacidade.
Este atendimento especializado melhora a qualidade do serviço prestado aos cidadãos, que desta forma, contam com um conjunto integrado de meios para acesso à informação e resolução de questões e simultaneamente promove a inclusão na sociedade. O balcão tem como objetivo apoiar e informar as pessoas com deficiência, respetivas famílias e instituições; proceder ao correto encaminhamento e mediação, junto dos serviços públicos e de entidades privadas; Desenvolver e valorizar as parcerias locais; Divulgar boas práticas de atendimento qualificado ao cidadão com deficiência;
Recolher e registar informação que permita produzir diagnósticos de caraterização local da situação das pessoas com deficiência, identificar os problemas e promover soluções.

O Balcão da Inclusão presta um serviço de atendimento especializado na prestação de informações sobre as respostas sociais (lares residenciais, centros de atividades ocupacionais, centros de reabilitação, etc.);o emprego e apoio para entidades empregadoras; nas prestações sociais (subsídios e apoios); na busca por Centros de Recursos para Inclusão e Formação Profissional. Na intervenção precoce, benefícios fiscais e acessibilidades no transportes e educação.

TRANSPORTES

O balcão presta assistência no pedido de apoio e concessão de transporte especial entre o local de residência do cidadão com deficiência e a Instituição que frequenta através do formulário DSSFS.002-03 Atribuição de Apoio para Transporte.

Condições de acesso:
Cidadão portador de deficiência devidamente comprovada através de atestado médico/atestado multiuso.
Residir no concelho de Vila Nova de Famalicão.
Estar matriculado e a frequentar uma instituição.