Economia A nova Praça-Mercado de Famalicão é também o lugar dos produtores locaisEconomia Concursos para ocupação dos espaços comerciais do novo Mercado Municipal alargados até 2 de novembroSegurança e Proteção Civil A Terra Treme 2020 || Exercício Público de Sensibilização para o Risco SísmicoEducação Universidade do Minho “aposta forte” em FamalicãoRoteiro pela Inovação Startup de Famalicão lança coleção de sapatilhas produzidas com borra de caféFreguesias Nova Junta de Freguesia de Vermoim abre portas em 2021Atualidade Mário Passos e Joaquim Carneiro publicam proposta para mudança do paradigma energético em PortugalSegurança e Proteção Civil Polícia Municipal vai ter mais dez novos agentesAtualidade Famalicão e Fort Collins estreitam relação de cooperaçãoAmbiente Cortes no abastecimento de água nos dias 27, 28 e 29Freguesias Reabilitação da zona envolvente ao Mosteiro é “obra do século” em Oliveira Santa Maria Reabilitação Urbana Área arbórea do centro de Famalicão mais do que duplica Desporto Construção do Centro de Atletismo arranca no início de 2021 Cultura e Turismo Bienal de Pintura do Eixo Atlântico COVID-19 Cemitério Municipal encerra nos dias 31 de outubro e 1 de novembroReabilitação Urbana Famalicenses com mais de dois mil lugares de estacionamento gratuito na cidadeEducação Mais de 4500 famalicenses viram já as suas qualificações certificadasJuventude Candidaturas às bolsas de estudo ao ensino superior decorrem entre 15 de outubro e 15 de novembroEducação Contabilidade e Gestão crescem na Lusíada de FamalicãoJuventude Rodrigo Santoro e Nuno Lopes homenageados no Ymotion 2020Câmara Famalicão e Fort Collins celebram memorando de entendimentoAmbiente Sistema de deteção de perdas de água vai permitir poupar dinheiro e o ambienteEducação Câmara vai investir um milhão de euros na Escola Básica de Avidos Cultura e Turismo A tradição e a modernidade do comércio famalicense retratadas em exposição
O SEU LUGAR

Residentes / Ambiente Resíduos Sólidos

Ecocentro

O que são Ecocentros?

Os ecocentros são parques amplos e vedados que possuem contentores de grandes dimensões onde os resíduos podem ser depositados de forma separada.

Complementam os ecopontos, pois, no Ecocentro é possível depositar os resíduos que, pelas suas dimensões, quantidades, ou características, não soa possíveis de colocar nos ecopontos.


Quem pode utilizar os Ecocentros?

Os ecocentros são para ser utilizados por todos, quer pelo cidadão comum, quer por comerciantes e industriais. os comerciantes e industriais devem solicitar uma autorização à AMAVE, e a sua utilização é limitada à deposição de papel/cartão, vidro e embalagens de plástico e metal.


Quanto custa utilizar os Ecocentros?

A utilização dos Ecocentros é gratuita.


Onde se encontram os Ecocentros?

Na região da área de influência do SIRVA há quatro ecocentros, nos concelhos de Fafe, Guimarães, Famalicão e Santo Tirso.

A recolha de mostros é gratuita para o cidadão comum do concelho. Após a marcação prévia, os resíduos são encaminhados para o Ecocentro. atenção que este tipo de resíduos não pode ser colocado para a recolha normal, efectuada pelo camião de Resíduos Sólidos Urbanos.


Em caso de duvidas contacte número verde:
252 900 780


Recolha de monstros
Contacte o departamento de ambiente da sua Câmara Municipal.


O Ecocentro serve o Município de Vila Nova de Famalicão, está localizado em Esmeriz (em frente ao Matadouro Central de Lousado).

O Ecocentro de Esmeriz orienta-se, principalmente, para a utilização dos munícipes particulares, mediante a apresentação de um comprovativo como reside no concelho de Vila Nova de Famalicão, por exemplo o Bilhete de Identidade.


Contactos:
Lugar de Meães
4760 Esmeriz - Vila Nova de Famalicão

Horário:
SEG, TER, QUI e SEX - 09h30 - 13h00 e 14h00 - 18h30
QUA - 14h00 - 18h30
SAB - 09h30 - 13h00
Plástico
Plástico de embalagens
Deve depositar: Garrafas, garrafões e embalagens, sacos de plástico, esferovite, pacotes de leite e sumos.

Plástico duro
Deve depositar: Cadeiras, mesas, baldes, bacias e outro mobiliário de plástico.

Não deve depositar: Embalagens de produtos químicos, tintas, vernizes, óleos e lubrificantes, pára-choques, tablier’s e outros componentes automóveis.
Papel e Cartão
Deve depositar: Caixas, rolos e embalagens de cartão, cartões, jornais, livros, catálogos, sacos de papel, papel de arquivo (branco ou de cor), papel de computadorprospectos publicitários e revistas.

Não deve depositar: Papel e cartão contaminado com gorduras e tintas, papel higienico, guardanapos de papel, lenços de papel.
Lâmpadas
Deve depositar: Lâmpadas.

Sugestão: Opte sempre por lâmpadas fluorescentes compactas (lâmpadas economizadoras), em vez das (lâmpadas incandescentes).
Óleo alimentar
Deve depositar: Óleos alimentares de origem animal ou vegetal.

Óleo lubrificante
Deve depositar: Óleos hidráulicos de lubrificação e óleos de motores de explosão.

Não deve depositar: Solventes e anti-congelantes.
Roupa
Deve depositar: Roupa usada.

Não deve depositar: Roupa suja ou em mau estado de conservação.
Resíduos Verdes
Deve depositar: Ramos de árvores, aparas de jardins e flores, plantas sem vaso ou qualquer outro tipo de embalagem, como o celofane.
Madeira
Deve depositar: Paletes, embalagens, pranchas, móveis, soalhos, divisórias, contraplacados, caixas contentores e aglomerados de madeira.

Não deve depositar: Restos de madeira podre ou impregnada com óleo, tacos com alcatrão, estuques, aglomerado revestido e platex.
Monstros não metálicos
Deve depositar: Sofás, colchões, alcatifas,etc.
Monstros metálicos
Sucata
Deve depositar: Móveis Metálicos, bidões, latas, metais ferrosos ou não ferrosos, alumínio e chumbo.

Electrodomésticos
Deve depositar: Frigoríficos, fogões, máquinas de lavar roupa, máquinas de lavar louça, etc.

Sugestão: Certifique-se sempre que não leva latas de produtos perigosos ou quaisquer objectos com contaminantes.

Downloads

Documentos disponíveis para download em formato PDF.

Data Documento Tamanho Download
15/01/2010 Mapa de Localização 108 Kb
Download PDF