Educação Famalicão premiou três projetos empreendedores de alunos do ensino profissional “ADN Made IN” vai pôr gente de fibra à conversaMobilidade Construção da ligação da via ciclo-pedonal à cidade provoca constrangimentos no trânsitoCultura e Turismo Estão abertas as candidaturas ao Grande Prémio de Conto Camilo Castelo BrancoEducação Alunos de Famalicão passam à fase Intermunicipal do Concurso Nacional de Leitura 2021Cultura e Turismo Famalicão cria Rede Municipal de Trilhos da NaturezaSegurança e Proteção Civil Câmara limpa mais de 70 hectares de terreno junto às zonas industriaisEducação Nova Escola Básica de Avidos começa a ganhar forma no primeiro semestre deste anoCultura e Turismo Rede de Museus de Famalicão dá testemunho em conferência internacional Ambiente Cortes no abastecimento de águaSegurança e Proteção Civil Câmara renova apoio anual aos Bombeiros, Cruz Vermelha e Sapadores FlorestaisAtualidade Assembleia Municipal desta sexta-feira, 26/02, reúne por videoconferênciaMobilidade Construção da Rede Urbana Pedonal e Ciclável: alteração ao trânsitoEducação Famalicão distribui mais 374 equipamentos para ajudar alunos no ensino onlineDesporto Ação de formação em Técnicas Avançadas de Salvamento na Aula de NataçãoCultura e Turismo Mais de 200 mil euros para apoiar a culturaEconomia Famalicão vai ter um marketplace para o comércio tradicionalCultura e Turismo Câmara dá visibilidade a sítios de interesse arqueológico para identificar, preservar e proteger patrimónioEducação Programa Acompanhar apoia mais de 940 crianças e jovens em riscoJuventude Candidaturas ao Orçamento Participativo Jovem prolongadas até 28 de fevereiroCOVID-19 Vacinação Covid | Informação da Direção Executiva do Agrupamento de Centros de Saúde de FamalicãoCultura e Turismo “Há Cultura em Casa” está de regresso ao lar dos famalicensesEconomia Câmara chega-se à frente para apoiar economia e “Retomar Famalicão”Ambiente Realização de podas na Avenida 25 de Abril
O SEU LUGAR

Visitantes / Experiências Animação Turística e Eventos


Festas Antoninas

Data
Junho

Local
Ruas da cidade

É no coração do Minho, em Vila Nova de Famalicão, que, todos os anos em Junho, se cumpre uma das maiores e mais animadas romarias do país. As Festas Antoninas, em honra do Santo Casamenteiro, mobilizam todo o concelho e chamam à cidade milhares de turistas.

Vivem-se as tradições populares mais profundas, com a descoberta e o reencontro de costumes, sentimentos e sabores ancestrais. Pelas ruas, os aromas dos manjericos confundem-se com os da sardinha assada na brasa e das fêveras de porco. Come-se o Caldo Verde e bebe-se o vinho tinto do pipo. A festa dura toda a noite e, um pouco por toda a cidade, há música, bailaricos e arraiais populares. Os rapazes compram um manjerico para oferecer à namorada com uma quadra popular sempre original e, por vezes, brejeira ou jocosa. A festa faz-se na rua e todos são convidados.

As marchas populares são um dos pontos altos das festas.Todos os anos um grandioso desfile alegórico atravessa o centro da cidade até ao estádio Municipal, espalhando cor, alegria e vivacidade pelas ruas, numa animada e saudável disputa entre as diversas associações do concelho. Mas em Famalicão, as Antoninas também são das crianças, e são elas que protagonizam um dos momentos mais bonitos e encantadores do evento, com as Marchas Infantis.

A música é também um dos pontos fortes das festas de Vila Nova de Famalicão, com a presença de grandes nomes da música nacional. As Rusgas Populares, as Fogueiras e as Cascatas de Santo António são outros dos momentos tradicionais do evento, aos quais se juntam as cerimónias religiosas com destaque para a distribuição do Pão de Santo António. Uma esplêndida sessão de fogo-de-artifício costuma encerrar as festividades iluminando e ecoando pelo céu, sendo apreciado até vários quilómetros de distância.

Mensagem do Presidente

Famalicão é o lugar das Antoninas

As Antoninas são as festas de Famalicão e dos famalicenses. São a homenagem de um povo a Santo António, casamenteiro e protetor dos pobres, mas são também o grande momento de afirmação da identidade e do orgulho da nossa terra e das nossas gentes.

As Antoninas são de Famalicão!
Para celebrar este grande acontecimento preparamos um vasto programa onde a tradição se conjuga com a novidade e os costumes ancestrais são revividos em harmonia com as tendências das novas gerações.

As Marchas Antoninas e as Rusgas mantêm o esplendor tradicional, espalhando cor e alegria pelas ruas da cidade, numa grande festa popular. A vertente religiosa é vivida com serenidade e respeito, com a distribuição do Pão de Santo António e a Procissão Solene, entre outros momentos.
Miguel Araújo e David Fonseca são as grandes atrações musicais, mas a animação faz-se nas ruas com os saltos às fogueiras, as petiscadas, os arraiais e o divertimento típico de um povo orgulhoso das suas tradições, que faz a festa livremente em toda a cidade.

Espero que as Antoninas 2019 sejam mais um motivo de orgulho para todos os Famalicenses e um evento atrativo para os milhares de turistas que nos visitam.

Paulo Cunha
Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão

Marchas Antoninas 2019