O SEU LUGAR

Residentes / Ambiente
Apresentação

Ambiente

Divisão de Ambiente e Serviços Urbanos

Praça D. Maria II, nº 282
4760 - 111 Vila Nova de Famalicão

Telefone: 252 320 970
                252 377 036
E-mail: ambiente@famalicao.pt

Atendimento presencial
Segunda a Quinta: 08h30/16h30
Sexta: 08h30/12h00

Atendimento telefónico
Segunda a Quinta: 09h00/18h00
Sexta: 09h00/12h00




Os territórios são protagonistas fundamentais na resposta aos desafios ambientais da contemporaneidade. Neste contexto, a política de ambiente do Município visa a promoção do desenvolvimento ecologicamente sustentável do território, contribuindo para a salvaguarda dos recursos naturais e a melhoria da qualidade de vida das gerações atuais e vindouras.

O desenvolvimento ecologicamente sustentável do território passa pela modernização das infraestruturas ambientais, mediante a provisão do serviço público de referência nas vertentes do abastecimento de água, do saneamento de águas residuais, da gestão dos resíduos e da limpeza pública.

Para mais informações consultar a página do regulamentos AQUI, onde pode encontrar as seguintes documentos:

- Código Regulamentar de Ambiente

- Regulamento de Resíduos Sólidos e Limpeza Pública

- Regulamento de Distribuição de Água e de Drenagem de Águas Residuais

Pode também consultar AQUI taxas em vigor.


Recolha de Resíduos Sólidos Urbanos
O Município efetua a recolha de resíduos sólidos urbanos por todo o concelho porta-a-porta ou coletivo (pontos de recolha). Para esclarecimento de qualquer dúvida acerca dos circuitos de recolha deverá contactar o serviço através do número 252 320 970 ou através do email: residuossolidos@famalicao.pt

Recolha Seletiva
Os ecopontos são contentores de grande dimensão que servem para fazer a recolha seletiva de papel/cartão, plásticos/embalagens e vidro. Ver documento »

Recolha de Objetos Volumosos
Serviço de recolha de eletrodomésticos e outros objetos de grande dimensão (peças de mobiliário e outros) que não podem ser recolhidos pelos meios normais de recolha de resíduos, nem colocados nos ecopontos ou contentores de lixo. Serviço gratuito para clientes domésticos, empresas sujeitas a orçamento. Preencha o formulário que se encontra nesta página »

Recolha de Resíduos Verdes
O Município efetua este serviços mediante o Regulamento de Resíduos Sólidos e Limpeza Pública. Os ramos das árvores não podem exceder 60cm de comprimento e os troncos com diâmetro superior a 20cm não podem exceder os 50cm de comprimento, sob pena de a Câmara Municipal não proceder à recolha dos referidos resíduos, saiba mais na página do resíduos verdes »

Ecocentro
Os ecocentros são parques amplos e vedados que possuem contentores de grandes dimensões onde os resíduos podem ser depositados de forma separada. Saiba mais no aqui.

Limpeza Urbana
A limpeza urbana é um serviço fundamental. Uma cidade limpa é um lugar com condições de conservação e higiene apropriadas para o convívio coletivo. Isso origina impactos positivo na saúde e na qualidade de vida da população.

Parques, Jardins
Vila Nova de Famalicão é hoje uma cidade ainda mais verde. Ao longo da sua história, o seu crescimento urbano foi sendo acompanhado pela criação de novos espaços públicos, desde as tradicionais praças urbanas onde se realizam as festas da cidade, aos jardins e parques onde o contacto com a natureza é privilegiado.
O serviço de Parques e Jardins assegura a criação, conservação e manutenção de espaços verdes públicos municipais e gere o património arbóreo contribuindo para a qualidade ambiental. A manutenção destes espaços permite que os cidadãos possam usufruir e beneficiar dos mesmos em condições adequadas, contribuindo para uma melhoria da qualidade de vida das pessoas já que são o equilíbrio ecológico necessário no meio urbano. Consulte o roteiro de Parques e Jardins na área dos visitantes do portal.

Contactos úteis
Avarias Água e Saneamento:
252 322 971

Recolha de Objetos Volumosos:
800 292 827

Recolha de Resíduos (Resinorte):
800 210 230

SOS Ambiente (GNR):
808 200 520

SEPNA - Serviço de Proteção da Natureza e Ambiente (GNR):
253 830 180