Residentes / Cultura Rede de Museus

Museu Cívico e Religioso de Mouquim

Largo Padre Domingos Simões Abreu
4770-360 Mouquim – VNF

C: N 41° 26’17.00” | W 8° 31’22.52”

E: museu.s.tiagomouquim@gmail.com

Visitas mediante marcação prévia
Entrada Livre
Encerrado temporariamente.

O Museu Cívico e Religioso de Mouquim, inaugurado em 2002 pela Fábrica da Igreja Paroquial de Mouquim, encontra-se instalado no antigo salão paroquial, num edifício contíguo à Igreja.
Este espaço pretende ser mais do que apenas um museu: sua intenção é tornar-se um local onde a memória e a identidade das pessoas da freguesia de São Tiago de Mouquim possam ser preservadas e valorizadas pela própria comunidade.
O acervo museológico é constituído por uma coleção diversificada de obras e objetos de arte sacra e de etnografia, representativos do culto religioso, das atividades agrícola e industrial e dos usos e costumes da população da freguesia de São Tiago de Mouquim como esculturas, imagens, relógios, lanternas, jarras, órgãos de tubo, entre outros. Todo o acervo foi doado pelos seus habitantes, possuindo, deste modo, um simbolismo identitário ímpar.

Exposição

O acervo museológico é constituído por uma coleção diversificada de obras e objetos de arte sacra e de etnografia, representativos do culto religioso, das atividades agrícola e industrial e dos usos e costumes da população da freguesia como esculturas, imagens, relógios, lanternas, jarras, campainhas, dobadouras, espadelas, rocas, jugos, crucifixos, missais, documentação diversa, castiçais, maquinaria, órgãos de tubo, sinos, balanças, entre um conjunto muito diversificado de objetos.