Pesquisar
 
 
 
 
Alterar tamanho do texto
Juventude e Cultura e Turismo
Ymotion vai celebrar o cinema português
    07-05-2018
    O mundo do cinema português veio, este sábado, a Vila Nova de Famalicão para apadrinhar o lançamento da quarta edição do Ymotion, o festival de cinema jovem promovido pela autarquia famalicense que já deixou de ser uma promessa para ser uma certeza de futuro.

    José Mata, Joana de Verona, Miguel Costa, Isabel Figueira e Tiago Teotónio Pereira foram algumas das caras conhecidas do público português que marcaram presença no evento, assim como Rui Pedro Tendinha, crítico de cinema e comissário do festival, que não escondeu a ambição que tem em fazer de Famalicão a capital do cinema jovem português. “Este é um festival pensado e feito para os jovens, que os premeia e acho notável o que a Câmara Municipal de Famalicão está a fazer, ao ajudar o cinema português desta maneira”.

    As inscrições no Ymotion 2018 decorrem até outubro, em www.ymotion.org, e sobre esta nova edição do festival, Rui Pedro Tendinha adiantou que não vai viver apenas das curtas a concurso. Para novembro está agendada uma mostra de cinema, com uma seleção de filmes apontados pelo crítico. “São filmes que vão mostrar o estado de espírito do novo cinema português. O nosso cinema está a viver um grande momento, é preciso celebrá-lo e o Ymotion também vai servir para isso”.

    A apresentação do Ymotion 2018, que esteve a cargo da apresentadora da SIC Ana Rita Clara, contou ainda com a presença da vereadora da Juventude da autarquia, Sofia Fernandes, e de alguns premiados de edições anteriores. Luís Campos, que no ano passado arrecadou os prémios de “Melhor Realização” e “Melhor Fotografia” com a curta “Carga”, realçou a importância do festival. “Qualquer prémio ajuda a projetar os nossos filmes e os prémios que recebi no Ymotion no ano passado foram um atestado de confiança no trabalho que fizemos. Isso motiva-nos, sobretudo, a fazer mais e melhor”.

    Recorde-se que o Ymotion vai distinguir as melhores curtas metragens produzidas por jovens portugueses entre os 12 e os 35 anos. Serão atribuídos os seguintes prémios: “Grande Prémio Joaquim de Almeida”, no valor de 2500 euros; “Prémio Escolas Secundárias”, no valor de 850 euros; “Prémio Público”, no valor de 350 euros; “Prémio Melhor Animação”, no valor de 600 euros e prémios para “Melhor Ator/Atriz”, “Melhor Direção Fotografia”, “Melhor Banda Sonora Original”, no valor de 250 euros.

    A gala de entrega de prémios está agendada para o dia 10 de novembro, na Casa das Artes de Vila Nova de Famalicão.

    Integram o painel de jurados o argumentista Tiago R. Santos, os jornalistas Maria João Rosa e Tiago Fernando Alves, a atriz Teresa Tavares e o realizador Fernando Vendrell.

    Mais informações em www.ymotion.org.


    Primeiras imagens de “Linhas de Sangue” divulgadas

    O lançamento da edição de 2018 do Ymotion foi o enquadramento escolhido pela equipa de “Linhas de Sangue” para a apresentação das primeiras imagens do filme realizado por Manuel Pureza e Sérgio Graciano.

    José Mata, Miguel Costa, Isabel Figueira e Tiago Teotónio Pereira foram alguns dos atores do elenco que se associaram ao evento deste sábado, em Famalicão.

    O filme, considerado um dos mais aguardados do ano, tem estreia marcada para 26 de julho nas salas de cinema nacionais.
05/05/2018 Ymotion vai celebrar o cinema português
Imagens: FAMA TV
    Receber Notícias
 
 
Subscrever RSS  
 
Enviar por email  
 
Imprimir  
461 leituras
 
 
TOPO
 
   
  Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão © copyright 2018 | handmade by brainhouse