Pesquisar
 
 
 
 
Alterar tamanho do texto
Cultura e Turismo
Marcelo Rebelo de Sousa inaugurou exposição sobre Bernardino Machado
    08-11-2017
    O que têm em comum os presidentes da República Bernardino Machado e Marcelo Rebelo de Sousa? Em outubro de 1917, Bernardino Machado realizou a primeira visita de um presidente da República ao estrangeiro, o chefe de Estado foi levar solidariedade social aos soldados do Corpo Expedicionário Português mobilizados na Primeira Guerra Mundial. Bernardino Machado foi também um presidente de afetos! Esta terça-feira, Marcelo Rebelo de Sousa inaugurou a exposição “Boa Viagem, Senhor Presidente! De Lisboa até à Guerra” que retrata precisamente a jornada que decorreu há 100 anos e confessou a sua admiração por Bernardino Machado. A sessão decorreu no Palácio da Cidadela de Cascais e contou também com a presença do presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, Paulo Cunha e de muitos familiares de Bernardino Machado.
    A mostra promovida pelo Museu da Presidência da República em colaboração com o Museu Bernardino Machado, de Vila Nova de Famalicão, apresenta mais de 500 peças expostas. De acordo com a comissária da exposição Elsa Alípio “foi uma viagem com um duplo sentido”, em que o objetivo principal era, de facto, “apresentar solidariedade aos soldados”, mas também procurar “o tão desejado reconhecimento internacional da ainda jovem República Portuguesa”.
    Numa primeira parte, a exposição dá a conhecer Bernardino Machado – o famalicense que foi Presidente da República por duas vezes – através de muitos objetos cedidos pelo Museu Bernardino Machado. Depois apresenta-se a história da viagem, através do comboio em que viajou, a questão protocolar, os menus que foram servidos em França e em Inglaterra e vários vídeos com os encontros com outros chefes de Estado. Há ainda uma parte dedicada à Guerra, com a exposição de fardas militares originais, capacetes e objetos ligados ao quotidiano dos soldados portugueses.
    Para Paulo Cunha que acompanhou Marcelo Rebelo de Sousa em toda a visita “esta exposição é uma excelente forma de captar as atenções dos turistas para Vila Nova de Famalicão, muito particularmente para o Museu Bernardino Machado e todo o seu espólio”.
    Bernardino Machado partiu da Estação do Rossio no dia 8 de outubro de 1917, com a sua comitiva composta por 10 pessoas, foi recebido pelo Rei Afonso XIII de Espanha, o Presidente Raymond Poincaré de França, o Rei Jorge V de Inglaterra, Alberto I da Bélgica, e visitou os militares do Corpo Expedicionário Português mobilizados na Primeira Guerra Mundial. A viagem durou 18 dias, tendo regressado no dia 25 de outubro.
    A exposição está patente até março do próximo ano e pode ser visitada de terça-feira a domingo, entre as 10h00 e as 18h00.
    Famalicense por adoção, Bernardino Machado foi presidente da República Portuguesa por duas vezes e foi também uma das principais figuras da I República.
    Receber Notícias
 
 
Subscrever RSS  
 
Enviar por email  
 
Imprimir  
320 leituras
 
 
TOPO
 
   
  Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão © copyright 2017 | handmade by brainhouse