Pesquisar
 
 
 
 
Alterar tamanho do texto
Roteiro da Inovação e Empreendedorismo e Inovação e Economia
Fios inovadores traçam o futuro da Inovafil
    22-01-2018
    Fios têxteis capazes de transformar a luz solar em energia térmica, fios com libertação de vitamina E, retardadores do envelhecimento da pele e aceleradores do processo de cicatrização, fios com capacidade de gestão de humidade e fios termorreguladores com capacidade de regular a temperatura corporal. Eis alguns dos resultados da estratégia de inovação da Inovafil.

    A aposta crescente nos fios diferenciadores e de alto valor acrescentado é notória: nos próximos anos a empresa pretende dedicar até 50 por cento da sua produção aos têxteis técnicos e funcionais, elevando assim a fiação para um novo patamar.

    Foi precisamente com este enquadramento que a Inovafil lançou o Nidyarn – Núcleo de I&D para fios funcionais de elevado desempenho, em colaboração com o 2C2T – Centro de Ciência e Tecnologia Têxtil e a Fibrenamics, ambos da Universidade do Minho, e cujo principal objetivo é a investigação e o desenvolvimento de fios de elevado desempenho térmico, mecânico e biológico para aplicação em vestuário high-tech.

    “A nossa estratégia é sermos não só moda, mas também desporto, técnicos e funcionais, porque são têxteis que vão deixar de ser um nicho de mercado quando essas funcionalidades começarem a ser introduzidas naquilo que é o nosso vestuário do dia-a-dia”, realçou Rui Martins, administrador da Inovafil, na sexta-feira passada, 19 de janeiro, numa visita do Presidente da Câmara de Famalicão, Paulo Cunha, a pretexto do Roteiro pela Inovação.

    De resto, a Inovafil tem vindo alargar os horizontes das opções sustentáveis na produção de fios com a utilização de matérias-primas ecológicas como urtigas ou algas marinhas.

    Para Paulo Cunha esta é uma empresa que “reforça a garantia de que o futuro da indústria têxtil e do vestuário passa inevitavelmente por Famalicão”. “Se no passado tínhamos já razões de sobra para nos regozijarmos com o trabalho feito no têxtil, a Inovafil é claramente um grande contributo para fortalecer essa imagem a nível nacional e internacional”, enfatizou.

    Empresa participada da Mundifios – o maior trader ibérico de fios têxteis –, a Inovafil instalou-se em Famalicão em 2015, num investimento de 10 milhões de euros, ocupando parte das instalações da Têxtil Manuel Gonçalves, em Vale S. Cosme, que arrendou. Emprega 115 pessoas e tem uma capacidade produtiva de 160 toneladas de fio mensais, 20% das quais têm como destino a exportação direta.
    A nova coleção de fios funcionais da empresa famalicense será apresentada mundialmente, no final deste mês, em Munique, na ISPO, a principal feira internacional dedicada à área do desporto e outdoor.
19/01/2018 Fios inovadores traçam o futuro da Inovafil
Imagens: FAMA TV
    Receber Notícias
 
 
Subscrever RSS  
 
Enviar por email  
 
Imprimir  
1626 leituras
 
 
TOPO
 
   
  Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão © copyright 2018 | handmade by brainhouse