Pesquisar
 
 
 
 
Alterar tamanho do texto
Cultura e Turismo
Feira Grande de S. Miguel arranca esta sexta-feira
    29-09-2017
    Este fim-de-semana, Vila Nova de Famalicão vai cumprir a ordem do Rei D. Sancho I, aquando da atribuição do Foral às terras de Vila Nova, e vai fazer feira.

    O concelho famalicense volta a reviver a tradição da Feira Grande, que arranca hoje, sexta-feira, 29 de setembro, e decorre até domingo, dia 1 de outubro, na Praça D. Maria II, bem no centro da cidade.

    Considerada uma das tradições mais antigas e genuínas de Vila Nova de Famalicão, a Feira Grande de S. Miguel conta com vários momentos de animação e muita alegria, que prometem fazer reviver os costumes de há vários séculos associados às gentes de Famalicão. É o caso, por exemplo, do Concurso de Gado, que se realiza no primeiro dia do evento e que é, sem dúvida, um dos momentos mais aguardados pelos criadores de gado da região.

    Destaque ainda para o Mercado de S. Miguel, com o artesanato, as tasquinhas, os cantares tradicionais e os produtos mais frescos e naturais da terra a atraírem muita gente à feira.

    Referência ainda para o desfile de charretes e a gala equestre, no dia 30, para a exposição de gado bovino e equino que decorre diariamente durante o evento e para a desfolhada minhota que encerra o evento, no domingo, dia 1.

    O presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, Paulo Cunha, salienta a importância histórica do evento, que “transporta para o presente e para o conhecimento das novas gerações, as tradições e os costumes que remontam às origens do concelho”. Não esquecendo também a dimensão turística associada à Feira, o autarca realça ainda a sua vertente comercial, uma vez que dá aos agricultores do concelho a possibilidade de escoarem os seus produtos.

    Recorde-se que a iniciativa foi instituída em 1205, aquando da atribuição do Foral de Vila Nova, pelo rei D. Sancho I, e está intimamente ligada às origens do concelho, nomeadamente à atividade predominante na época: a agricultura.

    Feira Grande de São Miguel 2017
    Programa

    29 de Setembro, Sexta-feira
    9h00 Feira Franca
    15h00 Concurso de Gado (Antigo Campo da Feira)

    30 de Setembro, Sábado
    10h00 Mercado de S. Miguel – Agricultores / Artesanato / Tasquinhas
    Exposição de Gado Bovino e Equino (Praça D. Maria II)
    15h30 Cantares Tradicionais (Praça D. Maria II)
    16h00 Desfile de Charretes (Ruas da Cidade)
    20h30 Desfile de Fanfarras (Praça D. Maria II)
    22h30 Gala Equestre (Praça D. Maria II)
    23h30 Espetáculo piromusical (Praça D. Maria II)

    01 de Outubro, Domingo
    Exposição de Gado Bovino e Equino (Praça D. Maria II)
    17h30 Cantares Tradicionais (Praça D. Maria II)
    19h00 Desfolhada Minhota (Praça D. Maria II)



    Receber Notícias
 
 
Subscrever RSS  
 
Enviar por email  
 
Imprimir  
377 leituras
 
 
TOPO
 
   
  Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão © copyright 2017 | handmade by brainhouse