Pesquisar
 
 
 
 
Alterar tamanho do texto
Roteiro da Inovação e Educação
Alunos ensinam alunos em Ribeirão e crescem com isso
    19-03-2018
    Os papéis estão a inverter-se na sala de aula da Escola Básica de Ribeirão, em Vila Nova de Famalicão. Nas aulas de Matemática dos 8.º e 9.º anos, e durante 50 minutos por semana, são os alunos que ensinam outros alunos sob o olhar atento e a orientação do professor.

    É o caso de Joana Fernandes, de 13 anos e aluna do 8.º ano de escolaridade, que na última aula da disciplina tirou dúvidas e explicou aos colegas de turma Pedro, Simão e Rodrigo como se resolviam os exercícios de frações deixados pela professora.

    O método foi implementado há quatro anos através do projeto “Alunos Promotores de Sucesso” e os resultados estão à vista de todos. As notas estão a subir na pauta, as negativas deram lugar às positivas, e a escola passou a estar acima da média nacional na disciplina de Matemática.

    O sucesso desta aparente simples estratégia, que atualmente envolve mais de 300 alunos, justificou a visita que o presidente da Câmara Municipal, Paulo Cunha, realizou na passada sexta-feira a esta escola do concelho famalicense, incluindo-a no Roteiro pela Inovação.

    Mais do que criar uma resposta para o problema do ensino da Matemática, o autarca salientou a mais-valia do projeto do ponto de vista da dimensão da cidadania. “Se é verdade que os resultados à disciplina são importantes para a escola e para a comunidade, para mim, enquanto autarca, é tão ou mais importante ver que estes jovens vão ser, no futuro, pessoas mais capazes e socialmente mais competentes porque experimentaram um método de aprendizagem que os colocou a falar uns com os outros e a preocuparem-se com os outros”.

    O mesmo aspecto foi também evidenciado pela docente Raquel Azevedo. “Com o desenvolver do projeto os nossos objetivos tornaram-se mais ambiciosos. Hoje queremos ter mais e melhor sucesso a uma disciplina cujos resultados estavam aquém daquilo que pretendíamos, mas essencialmente, queremos ter melhores cidadãos”.

    Recorde-se que o projeto “Alunos Promotores de Sucesso”, promovido pelo Agrupamento de Escolas de Ribeirão, foi apresentado na 5.ª Edição do Programa Líderes Inovadores, resultado de uma parceria entre o Ministério da Educação e Ciência e a Microsoft, no âmbito do Programa Partners in Learning.
16-03-2018 Alunos ensinam alunos e crescem com isso
Imagens: FAMA TV
    Receber Notícias
 
 
Subscrever RSS  
 
Enviar por email  
 
Imprimir  
945 leituras
 
 
TOPO
 
   
  Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão © copyright 2018 | handmade by brainhouse