Agenda Municipal / Música Três Tristes Tigres: Mínima Luz

Sáb 08 Mai
Programa Casa das Artes

Casa das Artes| Grande Auditório - 20h30
Entrada: 8 euros. Estudantes, Cartão Quadrilátero Cultural e Seniores (a partir dos 65 anos): 4 Euros | Classificação: M/3 | Duração: 60 m

Os Três Tristes Tigres (TTT) nasceram nos idos de 1990, onde Ana Deus vinda dos BAN e Regina Guimarães fabricavam informalmente colagens e canções. Os primeiros concertos, no bar Aniki-Bobó (Ana Deus e Paula Sousa ao vivo, Regina Guimarães ao morto) assemelhavam-se a um cabaret pop, entre o poético e o corrosivo. PARTES SENSÍVEIS, de 1993, será o rasto da primeira configuração dos TTT. Aprofunda-se então a colaboração entre Ana Deus e Alexandre Soares um ex-GNR que entretanto se juntara à banda como músico convidado. Com a alteração do som dessa aventura artística nascerão dois CDs de originais – GUIA ESPIRITUAL (1996) e COMUM (1998) – e uma compilação, VISITA DE ESTUDO, que contém revisitações, algumas distanciadas, de composições anteriores. Ana Deus e Alexandre Soares mantêm também até hoje, uma relação de trabalho com projetos ligados ao Cinema Teatro e Dança, e no coletivo “Osso Vaidoso” com dois álbuns editados em 2011 e fim de 2016, com uma forte componente ligada à poesia e a instrumentação minimal, no essencial baseada em trabalho de guitarra e eletrónica.
E eis que, em 2020, eles cumprem e regressam com um álbum intemporal onde as guitarras de Alexandre Soares navegam entre a vertente mais crua, elétrica e acústica espacial; a voz de Ana Deus transporta, de forma livre, os poemas adaptados de William Blake e Langston Hughes, os poemas originais de Regina Guimarães e de Luca Argel para as partes sensíveis, as  minorias e as coisas que sussurram. Um disco de rock mais rugido e delirante, contaminado com circuitos eletrónicos, e outros temas mais ambientais e lentos.

Formação atual dos Três Tristes Tigres ao vivo:
Ana Deus - Voz
Alexandre Soares - Guitarras/eletrónica.
Miguel Ferreira - Teclados/prog.
Fred Ferreira- Percussão e Sampler
Rui Martelo - Baixo
Angélica Salvi - Harpa / artista convidada

2021 leituras