Agenda Municipal / Exposições See from... hear

Até 12 Jun
Programa Galeria Municipal Ala da Frente

Galeria Municipal Ala Da Frente

Entrada gratuita | Horário: terça a sexta das 10h00 às 17h30; sábado e domingo das 10h00 às 12h30 e 14h30 às 17h30 | email: aladafrentegaleria@famalicao.pt | Instagram: @aladafrente

Como se pode chegar ao intrínseco por um silvo? Num primeiro momento damos ouvidos e até nos deixamos seguir pelo som, mas na verdade acercamo-nos de olhos abertos para apreender o que nos é dado a ver. O silvo a funcionar como estímulo, uma escusa para a aproximação.
Pedro Tudela tem mantido no seu percurso uma relação muito constante com o som e as suas possibilidades enquanto meio de criação. A sua obra cruza diferentes disciplinas, distintos suportes e técnicas, esbatendo eventuais fronteiras, permitindo acercarmo-nos de experiências muito particulares. O som torna-se presença no seu trabalho de pintura, de desenho, nos seus objectos escultóricos ou instalações, mesmo quando não se tem aparatos ou meios que produzam ou emitam o som.

As subtilezas que se apresentam nas suas obras trazem as nuances dos ritmos, tomam a atenção, estreitam vias para se chegar ao âmago de cada obra. Ficamos vigilantes, afinal o silvo pode estar nestes gestos, nestas manchas, nestes objectos de aparências distintas, em articulações poéticas e equilíbrios cuidados. Nesta exposição vamos poder ver um núcleo de desenhos da série intitulada Passado presente numa exploração da linguagem do desenho e da pintura, com a presença de uma escultura assemblage. Uma disposição que nos deixa num transito de sensações, numa contemplação de simplicidade, permitindo-nos ser levados na deambulação do espaço e da percepção. O que ouço e me impele para lá das obras, que som é esse que me prende o olhar?

795 leituras