Ambiente Famalicão associa-se sábado à Hora do Planeta Cultura e Turismo Santiago Belacqua com nova exposição em FamalicãoAtualidade Inauguração da requalificação e modernização da Praça-Mercado de Famalicão acontece a 25 de abrilCultura e Turismo Nova edição do Boletim Cultural é um pedaço da história de FamalicãoJuventude Casa da Juventude promove “Aventura na Páscoa” online Ambiente Parque da Devesa vai ganhar mais de 700 novas árvores e arbustosCâmara Reunião Municipal de 22/03 com transmissão em diretoCultura e Turismo Cabrito da Páscoa marca regresso dos Dias à MesaAtualidade Regulamento da Paisagem Protegida Local das Pateiras do Ave em discussão públicaEducação Associação Internacional de Cidades Educadoras distingue o projeto EnvolvAr-teAmbiente Câmara já plantou perto de 22 mil árvores em todo o concelhoAmbiente Famalicão assinala Dia da Floresta e Dia da Água com ações de sensibilização junto das escolasAtualidade Famalicão está a trabalhar num novo Plano Municipal para a Igualdade e Não DiscriminaçãoDesporto Regulamento do Programa Municipal de Promoção do Rendimento Desportivo em discussão públicaJuventude Famalicense João Antunes em exposição digital no Portal da JuventudeAção Social Loja Social promove recolha de alimentos no fim-de-semanaAtualidade Paulo Cunha em Congresso da ONU sobre a Prevenção do Crime e a Justiça PenalEducação Mais de 880 alunos do concelho nos Campeonatos Hypatiamat de Cálculo MentalEconomia Candidaturas ao programa Retomar abrem segunda-feiraEducação Famalicão comemora Semana da Leitura com diversas iniciativasAtualidade Programa CLDS 4G já acompanha mais de meio milhar de famalicensesCultura e Turismo Candidaturas ao Prémio de História Alberto Sampaio decorrem até 31 de maioAmbiente Centro de Recolha Animal promoveu a adoção de 565 animais em 2020Educação Município estreita relação com Universidade Católica Portuguesa
O SEU LUGAR
Atualidade

Regulamento da Paisagem Protegida Local das Pateiras do Ave em discussão pública

18-03-2021
Está a decorrer, até ao dia 28 de abril, o período de discussão pública do projeto de regulamento da Paisagem Protegida Local (PPL) das Pateiras do Ave.
O documento encontra -se à disposição do público para consulta pública e para recolha de sugestões nos Serviços de Atendimento ao Público, durante as horas normais de expediente e no portal online do Município de Vila Nova de Famalicão, aqui.
Os interessados devem dirigir, por escrito, as sugestões à Câmara Municipal até ao prazo indicado.
Este projeto de regulamento define a criação da Paisagem Protegida Local das Pateiras do Ave, regulamenta os seus objetivos e a sua gestão, a composição dos respetivos órgãos, as atividades interditas ou condicionadas na área de intervenção da Paisagem Protegida Local, entre outras matérias.
Recorde-se que a Paisagem Protegida Local das Pateiras do Ave está localizada numa área de cerca de 1800 hectares que abrange os territórios das freguesias de Fradelos, Ribeirão e Vilarinho das Cambas com paisagens e elementos que evidenciam o grande valor estético, ecológico e cultural da região.
A sua classificação visa a proteção dos valores naturais e culturais existentes, realçando a identidade local e a adoção de medidas compatíveis com os objetivos da sua classificação.
O projeto da PPL das Pateiras do Ave pretende envolver e mobilizar as comunidades locais na recuperação e valorização deste território.
A paisagem a preservar é um mosaico de floresta e campos agrícolas, centrado na freguesia de Fradelos, na sua arquitetura tradicional, nas suas tradições, mas, principalmente, na sua biodiversidade, nos seus habitats e nos seus ecossistemas que persistem nas margens do rio Ave.
767 leituras