Agenda Municipal / Teatro Enterro do Velho: Caixão em Câmara Ardente

Seg 29 a Sáb 18 Dez
Programação Teatro da Didascália

Enterro do Velho
Paisagem Efémera - Industrial e Urbana 3º Ato

Neste terceiro e último ato do Paisagem Efémera – industrial e urbana, o Teatro da Didascália associa-se ao Enterro do Velho - uma tradição popular de Riba d’Ave - que todos os anos junta a população no dia 31 de dezembro para uma última despedida ao ano velho.

Antes que morra, será preciso escrever-lhe o testamento, velar o corpo e só depois enterrar de vez dois mil e vinte e um. Por isso, esta nossa última intervenção artística em Riba d’Ave tomará um formato diferente. Construiremos uma capela mortuária onde permanecerá durante três semanas um caixão em câmara-ardente. Convidamos o público a depositar nesse caixão todo o tipo de desabafos, pensamentos e lamentos que queira deixar para trás e enterrar juntamente com o velho ano. A partir desses contributos escreveremos o testamento final, que será lido após a procissão do Enterro do Velho, na noite de passagem de ano.

É hora de velar o corpo e refletir sobre um ciclo que termina.

O caixão estará em câmara-ardente no Mercado de Riba d’Ave, de 29 de novembro a 18 de dezembro. De segunda a sexta-feira entre as 14h30 e as 19h. Aos sábados, entre as 9h e as 13h.


Programa

Caixão em Câmara Ardente | 29 nov a 18 de dez
Loja 3 - Mercado Narciso Ferreira (Riba de Ave
)

Enterro do Velho | 31 dezembro, 22h00
Avenida Narciso Ferreira (Riba de Ave)

704 leituras