Atualidade Assembleia Municipal desta sexta-feira, 28/01, reúne por videoconferênciaAção Social Hora do Conhecimento arranca amanhã no canal Famalicão SéniorCâmara Reunião Municipal de 28/01 com transmissão em diretoAmbiente Cortes no abastecimento de água Cultura e Turismo Cultura para Todos promove a participação ativa das comunidades e a empregabilidade Atualidade Paulo Cunha destacou a importância da sustentabilidade na construção da Smart CitieEmpreendedorismo e Inovação Sim Bombons, um promissor e sustentável negócio COVID-19 Famalicão assegura refeições escolares a todos os alunos que necessitemCultura e Turismo Obras de renovação e restauro concedem traça original à Casa de CamiloCOVID-19 Técnicos do município apoiam no rastreio à Covid 19Freguesias Joane vai ganhar um novo espaço multiusosEmpreendedorismo e Inovação Pão fresco à porta de casa chega ao digitalAtualidade Intervenção urgente vai obrigar ao corte de trânsito na Rotunda Parque 1.º de MaioMobilidade Intervenção na Rotunda do Parque 1º de Maio obriga alterações ao trânsito entre 15 e 31 de janeiroReabilitação Urbana Programa Estratégico de Reabilitação Urbana para o centro de Famalicão está em discussão públicaCultura e Turismo Casa das Artes mantém oferta diversificada para todos os públicosCultura e Turismo “Programar em Rede” com candidaturas abertasAtualidade Famalicão cancela Carnaval 2021Reabilitação Urbana Centro urbano de Famalicão vai ter sistema inovador de drenagens sustentáveisEducação Rede de formação profissional com 400 mil horas disponíveisAtualidade Candidaturas ao Prémio “Minho Storytelling – Novos Olhares sobre o Minho” com prazo alargadoAtualidade Voto antecipado nas presidenciaisDesporto Câmara já apoiou a colocação de iluminação LED em 20 recintos desportivosAtualidade Novo boletim municipal aponta o caminho do futuro em Famalicão
O SEU LUGAR
Educação

Alunos de Famalicão deixam o concelho bem representado no Campeonato Hypatiamat

14-05-2020
Nos dias 4, 6 e 8 de maio realizou-se mais um Campeonato Hypatiamat, desta feita em versão online. Nesta edição participaram mais de 2000 alunos inscritos de todo país, onde foram privilegiadas as competências no domínio da aritmética mental. Os cerca de 420 alunos de Vila Nova de Famalicão que participaram neste campeonato deixaram uma imagem muito positiva, ocupando, em alguns casos, lugares nos pódios.

No jogo SAM (subtração, adição e multiplicação), destinado aos alunos do 2º e 3º ano de escolaridade, os alunos famalicenses atingiram vários lugares no pódio. Na classificação do 2º ano, nos primeiros dez lugares, o Município ficou representado por três alunos. O aluno Afonso Tomás, do Agrupamento de Escolas D. Maria II, ficou em segundo lugar, a aluna Margarida Abreu, do Agrupamento de Escolas de Pedome, ficou em quinto lugar e o aluno Pedro Carvalho, do Agrupamento de Escolas Padre Benjamim Salgado, ficou em décimo lugar.

Na classificação do 3º ano, o Município ficou representado pelo aluno Rubim Fernandes, do Agrupamento de Escolas de Pedome, no segundo lugar.

No jogo SAMD (Subtração, adição, multiplicação e divisão), destinados aos alunos do 4º e 5º ano de escolaridade, Vila Nova de Famalicão ficou representado no primeiro lugar com o aluno Eduardo Rodrigues, pertencente ao Agrupamento de Escolas Padre Benjamim Salgado.

Recorde-se que o Hypatiamat é um programa educativo municipal que está a ser implementado em todos os Agrupamentos de Escolas de Vila Nova de Famalicão, no âmbito do Programa Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar da Comunidade Intermunicipal do Ave, com o objetivo de melhorar os resultados académicos e promover o interesse pela matemática. Esta plataforma privilegia o ensino da matemática de uma forma lúdica e pedagógica tornando o processo de aprendizagem divertido.

Este programa Educativo tem como público alvo os alunos do 2º de escolaridade, contempla ações de capacitação a professores titulares de turma e professores de apoio. No seu terceiro ano de implementação já capacitou cerca de 180 professores que lecionam as turmas do 2º ano do concelho.

Quinzenalmente, em sessões de 90 minutos, cerca de 1000 alunos e 56 professores recebem o acompanhamento de professores mediadores do Município, que os apoiam e dinamizam ações no âmbito da Plataforma Hypatiamat.
15414 leituras