Câmara Habitar Famalicão reúne apoios à habitação do concelho e do paísCultura e Turismo Ala da Frente mostra “Lusco Fusco” de Jorge MartinsAtualidade Assembleia Municipal desta sexta-feira reúne por videoconferênciaDesporto Câmara renova pisos de Basquetebol e Ténis do Parque da JuventudeCultura e Turismo Francisco Ribeiro da Silva guia Visita de Autor ao Museu de Arte SacraEducação Câmara assume projeto para a requalificação da escola Pe. Benjamim SalgadoCultura e Turismo A Casa das Artes em OutubroCâmara Selos Visão’25 atribuídos a 34 projetos inspiradores Cultura e Turismo II Ciclo de Conferências do Museu da Industria Têxtil arranca sábadoCâmara Reunião municipal de 24/09 com transmissão em diretoMobilidade COMUNICADO | Perturbação no serviço de transportes escolaresCultura e Turismo Famalicão associa-se às Jornadas Europeias do PatrimónioEconomia Montra “Produto que é Nosso” no Bandeirinha até 30 de setembroEducação Câmara investe cerca de 140 mil euros na oferta das fichas de trabalhoEducação Famalicão já oferece ensino artístico e especializado da dança em regime articuladoFreguesias Vale São Cosme ganha Parque de LazerMobilidade Requalificação das ribeiras de Penouços e Ferreiros desbloqueia variante à EN14 entre Famalicão e TrofaEducação Escolas estão prontas para receber os alunos em segurançaCultura e Turismo Mais de 11 mil pessoas passaram pelo Anima-teEducação Ano letivo arranca com confiança e responsabilidadeCOVID-19 Centro de Diagnóstico Móvel para a Covid-19 reativado em FamalicãoAmbiente Projeto de educação e participação nas Pateiras do Ave aprovado ao Fundo AmbientalMobilidade Obras de reabilitação da Estação Rodoviária de Passageiros já arrancaramEconomia O futuro do agroalimentar começa a ser construído em Famalicão
O SEU LUGAR
Cultura e Turismo

A memória do Holocausto e a ajuda Humanitária dão o mote para colóquio em Famalicão

08-09-2020
Vila Nova de Famalicão acolhe nos dias 25 e 26 de setembro o encontro “Em torno da memória do Holocausto e a ajuda humanitária”. O colóquio vai ter lugar no Pequeno Auditório da Casa das Artes e vai contar com mais de uma dezena de intervenções.

A iniciativa insere-se no âmbito do projeto “Nunca Esquecer – Programa Nacional em torno da Memória do Holocausto” que pretende promover iniciativas de homenagem, divulgação e desenvolvimento do estudo e conhecimento sobre o Holocausto, designadamente o papel assumido por portugueses que apoiaram vítimas do regime nazi, de entre os quais se destaca Aristides de Sousa Mendes, bem como as vítimas portuguesas.

A abertura do encontro está marcada para as 14h00, com as intervenções do presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, Paulo Cunha, e do vereador da Educação, Conhecimento e Cultura da autarquia, Leonel Rocha.

“Portugal e os Nazis – Histórias e Segredos de uma Aliança”, “Memórias de Aristides”, “Portugueses nos Campos no Concentração Nazis” e “As ‘Crianças Cáritas’, entre a Áustria e Portugal (1947-1958)” são algumas das intervenções que integram o programa do colóquio.

Os interessados em participar na iniciativa poderão efetuar inscrição aqui. A participação no colóquio presencialmente está limitada à atual capacidade do auditório (50 lugares). Os participantes poderão optar por participar online através da plataforma Zoom.

Regira-se ainda que o colóquio é organizado pela Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, em parceria com o CITCEM - Centro de Investigação Transdisciplinar «Cultura, Espaço e Memória», a Associação de Professores de História, o Instituto de História Contemporânea e o Centro de Formação do Agrupamento de Escolas Vila Nova de Famalicão.
600 leituras