Empreendedorismo e Inovação e Educação e Economia
Universidade do Minho instala-se em Famalicão com centro de investigação e formação
    29-07-2019
    A Universidade do Minho vai criar um laboratório de formação, investigação e conhecimento na área da Biologia Alimentar, em Vila Nova de Famalicão. A estrutura ficará instalada no edifício da Didáxis, em Vale S. Cosme, e beneficiará de um ambiente propicio à partilha de conhecimento e à inovação, tendo em conta que a autarquia pretende instalar aqui o futuro Centro Tecnológico das Carnes e que o concelho é epicentro de um conjunto de empresass de referência nacional e internacional no setor.

A criação deste laboratório será o resultado mais imediato de um protocolo de cooperação entre a Universidade do Minho e o Município de Vila Nova de Famalicão que foi aprovado, esta segunda-feira, em reunião do executivo municipal.

Até ao final do ano, cerca de 30 investigadores da Universidade do Minho estarão a trabalhar em Vila Nova de Famalicão, mas o objetivo é expandir o laboratório e alargá-lo a outras áreas. Para já, para além dos laboratórios de investigação, o espaço terá ainda um conjunto de salas para formação e uma incubadora para transferência de conhecimento. Os setores a privilegiar, no âmbito alimentar, são as carnes, as bolachas e produtos relacionados e os lacticínios, áreas identificadas como sendo de referência para o município.

Para o presidente da Câmara Municipal, Paulo Cunha, este espaço representa uma “mais valia para o concelho”, pois “vem acrescentar uma nova resposta ao nível do ensino e da investigação.” Por outro lado, o autarca salientou ser “muito gratificante para a Câmara Municipal constatar o interesse de uma instituição como é o caso da Universidade do Minho, em trazer para Famalicão um centro de investigação de excelência que não só responderá a necessidades locais como a outras dinâmicas de outros âmbitos, nomeadamente empresariais e económicas”.

Por sua vez, a Universidade do Minho reconhece a importância do município de Vila Nova de Famalicão, como parceiro para o desenvolvimento da sua atividade de formação (avançada), investigação e para o reforço da valorização e transferência de conhecimento. De acordo com o protocolo, este projeto pretende responder à necessidade de reforçar a interação da Universidade do Minho com o município; contribuir para a dinamização da atividade económica; reforçar a atividade cientifica da UMinho em cooperação com o tecido industrial da região; apostar na formação avançada dos quadros das empresas; promover a transferência e valorização de conhecimento gerado e apostar em áreas de atividade económica emergente no concelho.

Refira-se que a Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão avançou recentemente com a aquisição das antigas intsalações escolares da Didáxis de Vale S. Cosme para aí criar um Centro de Formação, Investigação e Inovação que cruze no mesmo espaço ensino e formação profissional, incubação de empresas e empreendedorismo, investigação e inovação.

Para além da Universidade do Minho, o edifício receberá a partir de setembro um polo do IPCA (Instituto Politécnico de Cávado e do Ave) que se vai juntar ao polo do IPB (Instituto Politécnico de Bragança) com oferta dos Cursos Técnicos Superiores Profissionais, em várias áreas.

Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão © copyright 2019 | handmade by brainhouse