Pesquisar
 
 
 
 
Alterar tamanho do texto
Semana Santa de Famalicão
15-04-2019
Dando continuidade à programação iniciada em 6 de Março, a Confraria das Santas Chagas da Comunidade Paroquial de Santo Adrião promove até ao Domingo de Páscoa, um conjunto de atividades religiosas e culturais.
O ciclo de cinema – Família, na sua 5ª edição, numa parceria com a Casa das Artes e o Cine Clube de Joane, nos dias 16, 17 e 18 no pequeno auditório da Casa das Artes, às 21:30H, com a exibição dos filmes: “Sangue do Meu Sangue” de João Canijo; “O Exame” de Cristian Mungiu e “A Filha do Poceiro” de Marcel Pagnol.
Das iniciativas da Semana Santa propostas, destacam-se as duas procissões, dia 18 “Ecce Homo” mais conhecida como procissão do “ Senhor da Cana Verde” e dia 19 “ Enterro do Senhor” que saem às 21:30H e terminam na Igreja Matriz Antiga. Estas procissões têm três características que as tornam originais e diferentes das demais: pela palavra reflexões efetuadas ao logo do caminhar lento da procissão, da responsabilidade do Pároco Padre Francisco Carreira, pelo canto a cargo do Orfeão Famalicense e pelos quadros dinâmicos constituídos por jovens escuteiros do CNE Núcleo de Vila Nova de Famalicão, que, nas paragens das procissões, ganham vida.
As cerimónias de natureza litúrgica relativas ao Tríduo Pascal têm lugar todas na Igreja Matriz Nova: dia 18 Lava – pés e Missa da Ceia do Senhor às 18:00H; dia 19, Sexta-Feira Santa, Celebração da Paixão e Morte do Senhor: dia 20 às 21H Vigília Pascal; no dia de Páscoa às 12:30H Missa Solene do Domingo de Páscoa depois de 23 compassos terem percorrido a cidade repetindo a todos a grande novidade “ Cristo Ressuscitou. Aleluia”. Com estas palavras também o Pároco ou um seu representante cumprimentam as famílias aspergindo com água benta a casa e todos os que nela habitam.
    Receber Notícias
 
 
Imprimir  
16008 leituras
 
|<   <<   194  195  196  197  198  199  200   >>   >|
 
 
TOPO
 
   
  Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão © copyright 2019 | handmade by brainhouse