Pesquisar
 
 
 
 
Alterar tamanho do texto
Atualidade e Cultura e Turismo
Semana Santa com programação cultural e religiosa diversificada
    11-03-2019
    A programação cultural e religiosa da Semana Santa de Famalicão é extensa e rica em termos culturais e religiosos. As iniciativas do ciclo quaresmal iniciaram sábado, na Antiga Matriz, com a apresentação musical pelo Agrupamento de Escolas Camilo Castelo Branco e declamação de poesia por Campos de Sousa.

    Na rubrica cultural "DespertAR-TE" também constam a apresentação, no dia 23 de março, no mesmo local, do grupo coral Cupertinos – Coro Polifónico de Música Barroca, e, no dia 6 de abril, no salão paroquial, a palestra "A relação entre a arquitetura e a espiritualidade", proferida por António Jorge Fontes. O "DespertAR-TE" também prevê a realização do ciclo dedicado ao cinema e intitulado "Cinema e as dinâmicas familiares". O evento tem entrada livre e decorre de 16 a 18 de abril, sempre às 21h30, no pequeno audi- tório da Casa das Artes.

    A programação religiosa tem início no dia 12 de abril, às 21h30, com a Via-Sacra Jovem, que vai da Nova até à Antiga Matriz. No dia 14 de abril (Domingo de Ramos e Paixão do Senhor), às 10h30, realiza-se a bênção e procissão de Ramos, da Praça 9 de Abril até às Nova Matriz. No dia 18 de abril (Quinta-feira Santa), às 18h00, na Nova Matriz, celebra-se o Lava Pés e a Missa da Ceia do Senhor. A Procissão do Senhor Ecce Homo sai às 21h30, da Antiga Matriz. No dia seguinte (Sexta-feira Santa), destaque para a Celebração da Paixão e Morte do Senhor, às 14h45, e para a Procissão do Enterro do Senhor, às 21h30.
    A programação das atividades culturais e religiosas do ciclo quaresmal foi apresentada na passada sexta-feira, na Igreja Matriz Antiga.

    Da parte da Câmara Municipal de Famalicão esteve presente o vereador do Turismo, Augusto Lima, que apontou que a nova estratégia para a promoção turística do concelho, irá desenvolver quatro eixos – Gastronomia e vinhos, animação turística e eventos, touring cultural e paisagístico, e turismo industrial e de negócios –, prevendo-se a inclusão da Semana Santa «no touring de cariz religioso, o que aumenta o número de visitantes e a sua estadia na cidade».

    FONTE: Diário do Minho, 09-03-2019

    Acompanhe a programação da Semana Santa através da página www.facebook.com/confrariasantaschagasvnf/



    Receber Notícias
 
 
Subscrever RSS  
 
Enviar por email  
 
Imprimir  
790 leituras
 
 
TOPO
 
   
  Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão © copyright 2019 | handmade by brainhouse