Pesquisar
 
 
 
 
Alterar tamanho do texto
Economia e Câmara
Plano e Orçamento de 2020 em Famalicão é uma alavanca para o futuro do concelho
    04-11-2019
    A Educação e Conhecimento é o capítulo maior das Grandes Opções do Plano de Atividades e Orçamento para 2020 da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão que foi hoje aprovado em reunião extraordinária do executivo municipal com um valor global de 111 milhões de euros para gerir, que incluem um encaixe de cerca de 11 milhões de euros em fundos comunitários, associados às obras FEDER aprovadas, no âmbito do Plano de Ação para a Regeneração Urbana.

    Sob o mote “Promover a Educação de Sucesso para Todos”, o plano de atividade do próximo ano da autarquia prevê o desenvolvimento de perto de uma centena de projetos e ações para garantir que a educação no concelho seja o grande fator de coesão social do território, constituindo-se como um verdadeiro elevador social para os cidadãos e como plataforma de junção entre estes e o tecido empresarial e institucional famalicense. Para o fazer, está reservada uma fatia do orçamento municipal de 15,5 milhões de euros que serão aplicados tanto em investimento material, de que é exemplo a evolução do programa de modernização do parque escolar do concelho, como imaterial, com a dinamização dos mais variados projetos de promoção da aprendizagem ao longo da vida.

    Neste capitulo, cabe igualmente a assunção de tarefas que foram do Estado, através do desenvolvimento do programa Aproximar Educação, e da forte aposta do município na formação profissional em conjugação de esforços entre agentes educativos locais e o tecido empresarial e social do concelho, de que é exemplo maior o projeto que está a ser desenvolvido no Centro de Investigação, Inovação e Ensino Superior (CIIES), criado pelo município em Vale S. Cosme, nas instalações da antiga escola Didáxis, “com aposta sistemática na valorização humana, na melhoria das suas competências, na promoção da empregabilidade e na atratividade do investimento”, como refere o Presidente da Câmara Municipal, Paulo Cunha.

    É esse mesmo objetivo que está na origem de outra das grandes prioridades do próximo ano em Famalicão, a coesão social e a governança do território, traduzidas em ações concretas de descentralização cultural, na aposta na autonomia das Juntas de Freguesia e na capacidade de realização das Comissões Sociais Interfreguesias, onde estão todas as associações e movimentos de Vila Nova de Famalicão, com as suas agendas e dinâmica de realização.

    Igualmente relevante para 2020 em Famalicão é o capítulo da renovação urbana. As Grandes Opções do Plano e Orçamento, apontam para a concretização de um investimento histórico no âmbito da renovação urbana, que vai dotar o concelho com um novo mercado municipal e um novo espaço cultural, em Riba de Ave. Será também o ano de início do processo de uma verdadeira transformação urbana para os modos de mobilidade suaves com o arranque da construção de uma rede de ciclovias intraurbana e da conclusão da via ciclável e pedonal com 10 quilómetros de extensão no antigo canal ferroviário que ligava Famalicão à Póvoa de Varzim.

    “Será um ano de grandes investimentos materiais, que se vão somar ao forte investimento imaterial previsto para o programa de governança do território, para os projetos de descentralização cultural, para a promoção de uma Educação para Todos, e de Mais e Melhores Anos para os seniores, para além dos inúmeros projetos e ações sociais de apoio aos mais desfavorecidos do concelho”, diz o Presidente da Câmara Municipal, falando em “opções estratégicas que constituem uma verdadeira alavanca para o futuro do Território”.


    Na sua mensagem de abertura do documento, Paulo Cunha fala em “consolidar Vila Nova de Famalicão como um território cada vez mais moderno, inclusivo, sustentável e inteligente, dotado de uma governança eficiente e participativa, capaz de acolher todos e de a todos oferecer a oportunidade de uma vida digna e feliz”.

    Receber Notícias
 
 
Subscrever RSS  
 
Enviar por email  
 
Imprimir  
451 leituras
 
 
TOPO
 
   
  Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão © copyright 2019 | handmade by brainhouse