Pesquisar
 
 
 
 
Alterar tamanho do texto
Educação e Ambiente
O mundo está mais “Bgreen” e a culpa é da Oficina
    30-05-2019
    Mais do que um festival de vídeo ecológico, o Bgreen é uma proposta de cidadania global que atrai cada vez mais pessoas de culturas e realidades diferentes. A provar isso mesmo estão os quase 500 vídeos que chegaram dos quatro cantos do mundo (16 nacionalidades) e que foram submetidos à edição deste ano do festival, promovido anualmente pela Escola Profissional Oficina.

    A grande final do Bgreen está aí à porta e o Roteiro da Inovação levou hoje o Presidente da Câmara Municipal de Famalicão a conhecer os bastidores dos preparativos da grande gala do evento, marcada para dia 7 de junho, no Pavilhão Municipal, no concelho famalicense.

    Paulo Cunha realçou a dimensão educativa do projeto, que é um verdadeiro exemplo internacional ao nível da pedagogia ambiental das novas gerações. “O Bgreen é um projeto educativo para a escola, mas também para a comunidade que, certamente, não ficará indiferente a esta preocupação em torno das questões do ambiente e da sustentabilidade”, disse.

    A organização do festival mobiliza mais de três centenas de alunos, numa dinâmica de trabalho de grande exigência e profissionalismo que é transversal a todos os cursos desta escola profissional, integrada nas redes educativas dos concelhos de Famalicão e Santo Tirso. A inclusão de experiências reais em contexto de trabalho no decorrer do percurso formativo dos alunos foi, de resto, alvo de rasgados elogios por parte do edil famalicense.

    O Bgreen cresce a cada ano e o diretor pedagógico da Oficina, Miguel Sá Carneiro, considerou ser “muito interessante ver a adesão e entusiasmo de alunos de outros países a uma proposta de uma escola do Vale do Ave”.

    “O Bgreen é o ambiente natural de aprendizagem dos alunos da Oficina e a vertente internacional vem trazer uma complexidade muito grande para o festival, mas, simultaneamente, uma carga de enorme valor para os nossos estudantes”, acrescentou.

    Recorde-se que “Blue Home” foi o tema escolhido para a edição deste ano do Bgreen, cuja lista dos 39 vídeos finalistas está disponível para consulta no site oficial do concurso, em www.bgreenfestival.com.

    “Grande Prémio Bgreen”, “Bgreen Júnior” “Menção Honrosa”, “Melhor Making-Of”, “Prémio do Público” e “Prémio Alphonse Luisier” são as seis categorias a concurso. Os vencedores serão revelados numa gala de entrada livre que terá lugar na próxima sexta-feira, no auditório do Parque da Devesa, pelas 21h30.

    Sensibilizar os jovens estudantes do ensino básico e secundário, com idades compreendidas entre os 13 e os 21 anos, para as questões ambientais é o principal objetivo do Bgreen, que se realiza alternadamente no concelho famalicense e no concelho de Santo Tirso.
    Receber Notícias
 
 
Subscrever RSS  
 
Enviar por email  
 
Imprimir  
413 leituras
 
 
TOPO
 
   
  Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão © copyright 2019 | handmade by brainhouse