Pesquisar
 
 
 
 
Alterar tamanho do texto
Atualidade e Câmara
Famalicão realça percurso de 24 filhos da terra no Dia da Cidade
    27-06-2019
    Vila Nova de Famalicão vai homenagear, com a atribuição da Medalha de Honra do Município, a primeira e única mulher em Portugal a presidir a um Tribunal de Instância Superior. A juíza desembargadora Raquel Rego é famalicense e em 2016 assumiu o cargo de Presidente do Tribunal da Relação de Guimarães.
    Raquel Rego integra uma lista de 24 individualidades e instituições propostas para receberem os vários galardões municipais, aprovada hoje, em reunião do executivo municipal.
    Os galardões municipais vão ser entregues na tradicional sessão solene comemorativa do 34.º aniversário da elevação de Famalicão a cidade, que decorre como habitual no dia 9 de julho, na Casa das Artes, a partir das 17h00.
    Raquel Rego nasceu em Famalicão em 1958. Em 1965 ingressou na atual Escola Básica Conde de São Cosme. É licenciada em Direito na Faculdade de Direito da Universidade Clássica de Lisboa. Ingressou na Magistratura Judicial em 1985, tendo exercido funções nos Tribunais Judiciais de Santo Tirso, Vila Nova de Cerveira, Esposende, Guimarães e Vila Nova de Famalicão e nos Tribunais de Trabalho de Vila Nova de Famalicão e de Santo Tirso. Em 2007, foi promovida a Juíza Desembargadora. De 2011 a 2016, exerceu funções de Vice-Presidente e em 2016 assumiu o cargo de Presidente do Tribunal da Relação de Guimarães.
    Ao todo, o Município de Famalicão vai distinguir 24 personalidades e instituições famalicenses das mais diversas áreas, que contribuíram de forma relevante para a prossecução do bem comum e a valorização da identidade e do desenvolvimento do concelho.
    Entre as categorias a distinguir com as medalhas de mérito municipal – Benemerência, Cultural, Económico, Desportivo e Autárquico –, destaque para o domínio cultural, com 11 homenageados, onde sobressai a homenagem, a título póstumo, ao autor e historiador Amadeu Gonçalves, que dedicou a sua vida ao estudo da histórica local famalicense, e ao Cineclube de Joane, pelo trabalho que desenvolve há mais de duas décadas na promoção do cinema.
    Destaque ainda para o mérito municipal de Benemerência e para a homenagem da autarquia à Associação Dar as Mãos, que este ano celebra as bodas de prata e cujas respostas sociais implementadas muito têm contribuído para uma maior equidade social da comunidade famalicense.
    As comemorações do Dia da Cidade, no dia 9 de julho, vão ainda ficar marcadas por outros dois momentos: o cantar dos parabéns e o corte do bolo da cidade, logo após a sessão solene, e o animado sarau desportivo e piquenique sénior, a partir das 10h30, no Parque de Sinçães.

    DIA DA CIDADE 2019
    GALARDÕES MUNICIPAIS

    MÉRITO MUNICIPAL DE BENEMERÊNCIA
    Dar as Mãos - Associação de Solidariedade de V. N. de Famalicão
    MÉRITO MUNICIPAL CULTURAL
    Agrupamento CNE 311 de Lemenhe
    Agrupamento CNE 312 do Louro
    Cineclube de Joane
    GRECULEME Grupo Recreativo e Cultural de Lemenhe
    Rancho Folclórico São Julião de Calendário
    Amadeu Gomes Gonçalves – a título póstumo
    António Joaquim Macedo Teixeira
    Bruno Manuel de Oliveira Martins
    Durval António Ferreira
    Francisco Magina Pedro
    José Handel de Oliveira
    MÉRITO MUNICIPAL ECONÓMICO
    Fábrica Metalúrgica da Gandra, Lda.
    IZICAR Fábrica de Produtos Porcinos, Lda.
    Metalúrgica Central da Trofa, Lda.
    Pichelaria Mouzinho, Lda.
    Pedro Joaquim Sousa Moreira Pinto
    MÉRITO MUNICIPAL DESPORTIVO
    Grupo Desportivo e Recreativo da Floresta (Vermoim)
    Sociedade Columbófila de Delães
    Davide Celestino Carvalho Figueiredo
    Gonçalo Bonnet Alves
    Joaquim Araújo da Costa
    MÉRITO MUNICIPAL AUTÁRQUICO
    Álvaro Joaquim da Costa Oliveira
    MEDALHA DE HONRA DO MUNICÍPIO
    Raquel Maria Carvalho Rego da Silva
    Receber Notícias
 
 
Subscrever RSS  
 
Enviar por email  
 
Imprimir  
1897 leituras
 
 
TOPO
 
   
  Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão © copyright 2019 | handmade by brainhouse