Pesquisar
 
 
 
 
Alterar tamanho do texto
Atualidade e Economia
Famalicão e Liverpool. É muito mais o que nos une
    10-10-2019
    Vila Nova de Famalicão e Liverpool, as cidades com clubes que lideram neste momento os respetivos campeonatos nacionais de futebol, vão reforçar os laços que as unem durante a International Week 2019, um evento que vai decorrer na cidade famalicense entre 17 e 24 de outubro. As duas cidades que mantêm, desde há algum tempo, relações económicas, culturais e de juventude fortes vão estreitar as suas ligações através da celebração de protocolos de cooperação, mas também da promoção de artistas e da abertura de oportunidades de estágio aos jovens.

    O Vice Mayor of Liverpool, Gary Miller, será recebido nos Paços do Concelho de Vila Nova de Famalicão, no dia 17 de outubro, onde serão celebrados protocolos entre o município famalicense e as universidades Liverpool John Moores University e a Hope University.

    Destaque também para a presença de um grupo numeroso de estudantes universitários, que procuram Famalicão para a realização de estágios empresariais, respondendo ao desafio da cidade na atração de talentos. No dia 22 de outubro, os cerca de 40 jovens oriundos das Universidades de Liverpool e também Lille, em França, vão conhecer as empresas de Famalicão através de visitas técnicas, tendo em vista a preparação de projetos de estágios.

    Antes disso, nos dias 18 e 19, a nova música da cidade dos Beatles irá mostrar-se em Famalicão, através de vários concertos no espaço cultural CRU situado na rua Alves Roçadas. São quatro projetos e propostas culturais protagonizadas por 4 jovens músicos de Liverpool que serão acolhidos na cidade durante 10 dias, em “residência artística”.

    As relações com Liverpool sairão também fortalecidas na área do intercambio de jovens na educação através da apresentação de trabalhos dos alunos de Design Têxtil da Universidade Liverpool John Moores aos alunos do curso de Design Têxil do IPCA e a várias empresas famalicenses, nas instalações do Centro de Investigação, Inovação e Ensino Superior de S. Cosme do Vale.

    Recorde-se que em meados de 2018, o município de Famalicão apresentou, pela primeira vez, a marca Famalicão Cidade Têxtil internacionalmente, no Festival Internacional de Negócios de Liverpool. Já, no inicio deste ano, as duas cidades celebraram um memorando de entendimento tendo em vista o aprofundamento de um programa de cooperação económica e social que pretende gerar parcerias entre centros tecnológicos, empresas, estudantes e os municípios das duas cidades.

    Para além do fortalecimento das relações com Liverpool, a International Week 2019 ficará ainda marcada pelo reforço das relações históricas com Saint-Fargeau-Ponthierry e Givors. A ligação à cidade espanhola de Arteixo também sairá revigorada, nomeadamente no que diz respeito à força da economia e do têxtil.
    A cidade francesa de Lille e a cidade de Lima, no Perú, são outras ligações que merecem destaque.
    Receber Notícias
 
 
Subscrever RSS  
 
Enviar por email  
 
Imprimir  
767 leituras
 
 
TOPO
 
   
  Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão © copyright 2019 | handmade by brainhouse