Pesquisar
 
 
 
 
Alterar tamanho do texto
Empreendedorismo e Inovação
Famalicão apresenta-se no Portugal Smart Cities Summit
    21-05-2019
    O município de Vila Nova de Famalicão está a participar no Portugal Smart Cities Summit, o maior evento em Portugal dedicado ao debate sobre as cidades inteligentes, que decorre até quinta-feira, 23 de maio, na Feira Internacional de Lisboa (FIL).

    Com nova localização, mais área ocupada e mais municípios, startups e empresas presentes, o Portugal Smart Cities Summit representa a perspetiva de um futuro cada vez mais dinâmico para as cidades portuguesas, que têm vindo a apostar em soluções e projectos smart, onde a tecnologia e a inovação são predominantes.

    “O Futuro Passa Aqui” é o mote deste evento, o local de convergência e o marketplace físico de criação de oportunidades entre empresas, universidades, associações, startups e municípios, com um objetivo comum: debater o futuro das smart cities e promover oportunidades de negócio entre o mundo académico, empresarial e da administração local, procurando melhorar a vida dos cidadãos.

    No evento, o município de Famalicão apresenta a sua ideia de “Famalicão Smart, uma cidade sustentável”, demonstrando a sua concessão de cidade inteligente, espelhada no traçado de uma linha de metro, simbolizando a interação e cooperação de todas as áreas de intervenção municipais no objetivo comum de tornar Famalicão cada vez mais Smart e sustentável. A participação do município conta também com a parceria de três empresas municipais, Partteam, FamaSete e Centi.

    Refira-se que o município famalicense está em pleno processo de transformação para uma Smart City, não só aproveitando cada vez mais os recursos tecnológicos que facilitam uma maior interação e informação entre a instituição pública e os cidadãos, mas também adotando medidas de fomento de defesa ambiental e de diminuição da pegada ecológica, nomeadamente ao nível do crescimento e desenvolvimento de projetos da economia circular.

    Neste contexto a Câmara Municipal celebrou com a NOS uma parceria de cooperação com o objetivo de afirmar o município no mapa das Smart Cities, potenciando a sustentabilidade energética e ambiental, bem como a inovação urbana de infraestruturas, serviços e recursos da autarquia. Através desta parceria, será criado um Smart Center Famalicão com a disponibilização de informação atualizada 0e permanente sobre as mais diversas ocorrências do espaço público o que permitirá gerir a cidade de uma forma mais eficiente, mantendo os famalicenses mais informados sobre as diversas ocorrências, inclusivamente com o seu contributo.
    Em 2018, o Portugal Smart Cities Summit realizado no Centro de Congressos de Lisboa, reuniu 7000 visitantes, 192 expositores, 70 startups e 17 municípios, e a premissa da edição de 2019, com nova localização na FIL - Feira Internacional de Lisboa - passa por um aumento não só quantitativo como também qualitativo, com a presença de oradores de renome a nível internacional no que toca a tecnologias, mobilidade, e desenvolvimento e investigação da rede constituinte das smart cities e conferências de debate sobre os temas mais relevantes da actualidade quando se pensa em cidades inteligentes.
    Receber Notícias
 
 
Subscrever RSS  
 
Enviar por email  
 
Imprimir  
329 leituras
 
 
TOPO
 
   
  Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão © copyright 2019 | handmade by brainhouse