Pesquisar
 
 
 
 
Alterar tamanho do texto
Juventude e Cultura e Turismo
Ymotion premeia curta-metragem sobre rádio pirata
    27-11-2017
    É sobre a história dos jovens Manuel e Alfredo, os locutores de uma pequena estação de rádio pirata, que versa o filme “78.4 Rádio Plutão”. A curta-metragem, produzida por Tiago Amorim, valeu ao jovem estudante da Escola Superior de Teatro e Cinema o primeiro lugar da edição deste ano do Ymotion, cujos premiados foram conhecidos no passado sábado à noite, em Vila Nova de Famalicão.

    “Estou muito contente, mas também muito surpreendido porque este foi um projeto que nasceu de um exercício de escola”, disse o jovem vencedor do Grande Prémio Joaquim de Almeida, no valor de 1000 euros.

    A escolha, explicou o presidente do júri do festival, o argumentista Tiago R. Santos, não foi tarefa fácil. “Embora este tenha sido o filme mais bem conseguido e mais coerente ao nível da realização, fotografia e argumento, tivemos curtas muito interessantes a concurso, o que colocou o júri numa posição complicada. O que ao mesmo tempo é bom, é sinal de que temos um cinema português plural, diverso, com vários estilos e géneros”, disse.

    Surpreendida com a qualidade da curta vencedora estava também a atriz Rita Blanco, que este sábado foi homenageada em Vila Nova de Famalicão pelos seus mais de 30 anos de carreira. “É sempre muito agradável quando apreciam o nosso trabalho, sobretudo quando ele é feito para as pessoas”, revelou a atriz portuguesa que enalteceu a importância de iniciativas como o Ymotion. “Não há muito espaço para a experimentação em Portugal e o Ymotion é uma oportunidade muito interessante para os jovens começarem a trabalhar cinema”.

    A atriz não deixou Famalicão sem antes deixar uma palavra de incentivo aos mais jovens. “Cada vez mais vamos ter que inventar maneiras de produzir arte. Vamos ter todos que continuar a inventar coisas para estimular o pensamento das pessoas. É por isso que é importante que os nossos jovens trabalhem, pensem, estudem, procurem e sejam curiosos. A curiosidade é importante para se produzir arte”, acrescentou.

    No final de mais uma edição do Ymotion, o presidente da Câmara Municipal, Paulo Cunha, traçou um balanço muito positivo. “O que fica de mais importante destes seis meses de Ymotion é a capacidade demonstrada pelos nossos jovens para fazerem coisas diferentes, para se superarem. Vemos neste projeto uma ferramenta ao serviço do crescimento dos jovens e da sua preparação para vingarem numa sociedade cada vez mais exigente”, disse.

    “The Pancakes’House” da famalicense Rita Castro venceu na categoria de “Melhor Curta de Animação”; “Snooze” de Dinis Leal Machado venceu o “Prémio do Público” e na categoria “Melhor Argumento”; a curta “Carga” de Luís Campos arrecadou os prémios de “Melhor Realização” e “Melhor Direção de Fotografia”. O prémio de “Melhor Banda Sonora” foi para “Coerência” de Miguel De. “Control + F4”, de Frederico Caetano do Instituto Técnico Artístico e Profissional de Coimbra, arrecadou o “Prémio Escolas”.
25/11/2017 Ymotion premeia curta-metragem sobre rádio pirata
Imagens: FAMA TV
    Receber Notícias
 
 
Subscrever RSS  
 
Enviar por email  
 
Imprimir  
153 leituras
 
 
TOPO
 
   
  Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão © copyright 2017 | handmade by brainhouse