Pesquisar
 
 
 
 
Alterar tamanho do texto
Educação
Vila Nova de Famalicão reafirma compromisso de Cidade Educadora
    29-11-2017
    Vila Nova de Famalicão reafirma esta quinta-feira, 30 de novembro, o seu compromisso de Cidade Educadora, associando-se às comemorações do Dia Internacional das Cidades Educadoras, com um conjunto de atividades que arrancam pelas 10h00, nos Paços do Concelho, com a presença do presidente da Câmara Municipal, Paulo Cunha.

    As atividades arrancam com uma declamação do manifesto sobre o compromisso da autarquia com o Direito à Cidade Educadora realizada com a participação da Escola de Artes de Famalicão. Segue-se um aplauso coletivo e hastear da bandeira (todas as cidades que fazem parte da Associação Internacional das Cidades Educadoras realizarão, à mesma hora – 10h15, o aplauso coletivo, com a duração de 1 minuto). Por fim, irá decorrer a atuação da TUSEFA – Tuna Sénior Famalicão.

    Este ano, as comemorações decorrem sob o lema “O Direito à Cidade Educadora”, tendo como pressuposto que o direito à Educação deve garantir-se a toda a população, sem discriminação por motivos de idade, género, origem étnica e cultural e estrato socioeconómico; as oportunidades de formação não se limitam à formação regulada, mas incluem as múltiplas oportunidades educativas ao longo da vida; oportunidades que os governos locais oferecem junto à multiplicidade de entidades, organizações, clubes, associações de índole educativa, desportiva, cultural, social, etc., o tecido empresarial, meios de comunicação, etc.

    Neste sentido, “Vila Nova de Famalicão orgulha-se de ser uma Cidade Educadora e assume-se como um dos concelhos mais empreendedores do país. O dinamismo da sua juventude, a eficiência, a diversidade e qualificação dos recursos humanos, a qualidade de vida e o crescimento sustentado fazem de Vila Nova de Famalicão um concelho com futuro”, refere a propósito Paulo Cunha.

    O autarca salienta ainda que “uma cidade educativa é uma cidade que respira educação, isto é, tem presente em todas as suas dinâmicas e ações a vertente educativa. É para isso que trabalhamos com as nossas escolas, mas é também esse sempre um dos objetivos principais da nossa política cultural, desportiva e social.”

    Refira-se que o município de Vila Nova de Famalicão aderiu em 2010 à Associação Internacional das Cidades Educadoras (AICE), passando a integrar também a Rede Territorial Portuguesa de Cidades Educadoras, organismos que promovem a troca e partilha de experiências, no âmbito da Educação em toda a sua abrangência, e que entendem a cidade como um espaço de oferta de importantes elementos para uma formação integral do indivíduo.
    Receber Notícias
 
 
Subscrever RSS  
 
Enviar por email  
 
Imprimir  
253 leituras
 
 
TOPO
 
   
  Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão © copyright 2017 | handmade by brainhouse