Pesquisar
 
 
 
 
Alterar tamanho do texto
Economia
Uma TMG mais inovadora regressa a Famalicão
    31-07-2017
    Janeiro de 2018 vai assinalar o arranque da TMG Automotive em Vila Nova de Famalicão. Um investimento de dezenas de milhões de euros, com forte impacto ao nível do emprego, e que vai devolver a pujança industrial às históricas instalações da Têxtil Manuel Gonçalves (TMG), erguidas em Vale S. Cosme, freguesia do concelho famalicense, há precisamente oito décadas (1937).

    É também a face visível da aposta estratégica em inovação e em produtos de maior valor acrescentado, encetada em conjunto com o meio científico e académico. A empresa gasta entre 4% a 6% do volume de negócios em inovação, sendo que 26% dos produtos da TMG Automotive têm origem em projetos de inovação.

    A TMG escolheu o roteiro Famalicão Made IN para dar a conhecer as linhas mestras que orientam o investimento de 52,5 milhões de euros que está em curso. Nesta segunda-feira, 31 de julho, Isabel Furtado, administradora da TMG Automotive, e Manuel Gonçalves, administrador da TMG Tecidos – ambos netos do fundador, abriram as portas do enorme completo industrial para mostrar a Paulo Cunha, Presidente da Câmara Municipal, como está todo este projeto a ser implementado.

    Anunciado em outubro de 2016, este investimento foi, de resto, declarado pela autarquia como de interesse municipal, que concedeu incentivos fiscais ao nível do IMI, do IMT e das taxas municipais de licenciamento. A esta visita associou-se Sandra Gonçalves, administradora da GPSA, outra das empresas do grupo.

    Nova linha de recobrimento

    A operação divide-se pela TMG Automotive (45,5 milhões de euros), um dos maiores fabricantes europeus de tecidos plastificados e outros revestimentos para a indústria automóvel, e pela TMG Tecidos (6,9 milhões de euros), dedicada aos têxteis ditos tradicionais. Em causa está a requalificação das antigas fiações do complexo industrial – que ficaram devolutas no início dos anos 2000 – e a aquisição de maquinaria.

    O ramo automóvel da TMG vai assim laborar, a partir de janeiro de 2018, pela primeira vez, no concelho de Vila Nova de Famalicão. O que se deve também ao previsível aumento da produção de 15 para 20 milhões de metros quadrados, uma vez que a fábrica de Campelos, em Guimarães, está no limite da sua capacidade, mas vai continuar a laborar. “Em Famalicão vamos produzir 5 milhões de metros quadrados com uma nova linha de recobrimento. Até ao final do ano vamos criar, pelo menos, 160 postos de trabalho, acima dos 151 que constam do projeto de investimento”, explicou Isabel Furtado.

    A TMG Automotive tem atualmente 573 trabalhadores e deverá fechar o ano de 2017 com uma faturação de 98 milhões de euros. “Com a nova linha de recobrimento, que está a ser montada num espaço industrial com 25 mil metros quadrados, prevemos atingir os 130 milhões de euros de volume de negócios em 2020”, apontou a gestora.

    A empresa exporta diretamente 98% da produção. Entre os seus principais clientes contam-se a BMW, Mercedes, Volvo, Mini, Porsche, Jaguar e a Lamborghini. Foi, aliás, um novo contrato com a Mercedes, para o período 2018-2026, uma das fortes razões para a realização dessa nova linha de fabrico.

    Já a TMG Tecidos retomou a produção em meados de 2015 com 42 teares e uma urdideira, já tem afetos 86 colaboradores e prepara-se para aumentar a capacidade produtiva com mais 55 teares e o consequente volume de negócios.

    Fortalecimento da capacidade produtiva de Famalicão

    De Paulo Cunha os administradores da TMG ouviram palavras de agradecimento pela aposta no concelho. “A previsão de criação de postos de trabalho vai além da expetativa inicial. É bom ouvir isto aqui hoje e poder perceber que a implantação da empresa está em curso e que a breve prazo começará a produzir”, considerou, satisfeito, o presidente da Câmara Municipal de Famalicão, que acrescentou tratar-se do “fortalecimento da capacidade produtiva e da vocação exportadora do nosso concelho”. “É um sinal da confiança que a TMG tem em Vila Nova de Famalicão para aumentar a sua capacidade produtiva e ser ainda mais forte”, concluiu.

31/07/2017 Uma TMG inovadora regressa a Famalicão
Imagens: FAMA TV
    Receber Notícias
 
 
Subscrever RSS  
 
Enviar por email  
 
Imprimir  
2945 leituras
 
 
TOPO
 
   
  Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão © copyright 2017 | handmade by brainhouse