Pesquisar
 
 
 
 
Alterar tamanho do texto
Juventude e Cultura e Turismo
Rita Blanco homenageada na gala final do Ymotion
    20-11-2017
    Rita Blanco é, indiscutivelmente, uma das mais respeitadas e conceituadas atrizes portuguesas da sua geração e os seus mais de 30 anos de carreira vão ser passados em revista este sábado, 25 de novembro, em Vila Nova de Famalicão, na gala final do Ymotion – Concurso e Mostra de Cinema Jovem.

    A homenagem à atriz, considerada um exemplo de profissionalismo para as gerações mais jovens, será um dos pontos altos da noite de encerramento do festival, que decorrerá no pequeno auditório da Casa das Artes, a partir das 21h30. Cerimónia tem entrada livre, mas limitada à lotação da sala. 

    “Pensar na ficção audiovisual portuguesa contemporânea, quer seja em cinema ou em televisão, é ser confrontado com a excelência e versatilidade do trabalho de Rita Blanco. E o termo “confrontado” não é inocente: sobretudo nos projetos que desenvolveu com João Canijo, Rita Blanco é uma presença tão orgânica e real que se transforma no espelho de nós próprios, obrigando-nos a lidar com todas as nossas falhas e com algumas das nossas qualidades também”, explica a propósito da homenagem o argumentista Tiago R. Santos, que a par de Mário Augusto e Rui Pedro Tendinha, é um dos embaixadores do Ymotion 2017.

    Mas a gala final deste sábado ficará ainda marcada pela revelação dos vencedores da edição deste ano do concurso, com especial enfoque no vencedor do Grande Prémio Joaquim de Almeida.

    Até lá, as 28 curtas de jovens realizadores nacionais admitidas pelo júri do concurso vão poder ser apreciadas pelo público através de uma mostra que arrancou no passado sábado, na Casa da Juventude, com a presença do realizador Ricardo Leite, autor do filme “A instalação do medo”, galardoado com o “Prémio Sophia Estudante” atribuído pela Academia Portuguesa de Cinema; do humorista, locutor e apresentador de TV, Fernando Alvim, e da vereadora da Juventude da autarquia famalicense, Sofia Fernandes.

    Depois da sessão de arranque deste sábado, a Casa da Juventude volta a exibir os trabalhos finalistas até dia 23 de novembro, com sessões diárias de entrada livre que incluem a votação dos espetadores para o prémio do público. A mostra de cinema vai também passar pela Casa de Esmeriz, em Esmeriz, no dia 23, pelas 21h00.

    Um workshop de Acting para Cinema, com a atriz Dalila Carmo, no dia 24 de novembro, no Centro de Estudos Camilianos, e um debate sobre o Novo Cinema Português, com as presenças do jornalista de cinema Rui Pedro Tendinha, do produtor e realizador de cinema João Figueiras, do editor de Cultura do Jornal de Notícias, José Miguel Gaspar, e da atriz Dalila Carmo, no dia 24, pelas 22h00, na Casa das Artes, são outros dos destaques da mostra do Ymotion.

    Organizado pela Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, através do Pelouro da Juventude, recorde-se que o festival é dirigido aos jovens entre os 12 e os 35 anos, procurando promover a criação, produção e divulgação do cinema jovem português.
    Mais informações em http://www.ymotion.org
    Receber Notícias
 
 
Subscrever RSS  
 
Enviar por email  
 
Imprimir  
778 leituras
 
 
TOPO
 
   
  Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão © copyright 2017 | handmade by brainhouse