Pesquisar
 
 
 
 
Alterar tamanho do texto
Juventude e Freguesias e Ação Social
Requião ganha loja social e valoriza cultura com mural da juventude
    02-09-2017
    “Um balão de oxigénio para as pessoas que precisarem”. Foi desta forma que o Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, Paulo Cunha, classificou a Loja Social de Requião, cuja inauguração decorreu hoje, sábado, 2 de setembro. Sediada na sede da Junta de Freguesia, a nova infraestrutura social vai ter “roupas, calçado, brinquedos, material ortopédico, assistência medicamentosa e apoio social com orientação para casos de alcoolismo ou toxicodependência”, explicou o presidente da Junta de Freguesia, João Pereira adiantando que o objetivo passa “por um apoio diferenciado, de acordo com as necessidades, para que as nossas famílias mais carenciadas não recebam só o costume, como arroz e massa, mas aquilo que realmente precisam, em tempo oportuno e com aquilo que a dignidade humana requer”.

    Resultado de uma conjugação de esforços que Paulo Cunha classificou como “exemplar” entre a Junta de Freguesia, Conferência Vicentina, que vai ficar a gerir o espaço, Associação de Pais, Centro Social e Paroquial da freguesia, a ACIP - Ave Cooperativa Intervenção Psico-Social e a Câmara Municipal, a nova infraestrutura social vai estar aberta para receção de donativos todos os sábados, das 9h00 às 12h00.

    Com esta inauguração, o Município de Vila Nova de Famalicão passa a contar com oito Lojas Sociais abertas em todo o concelho. No caso concreto de Requião é uma resposta social que nasce no meio da CSIF – Comissão Social Inter-Freguesias do Vale do Pelhe, representando uma obra “marcante, estruturante e com muito significado, dada a grandeza humana associada”, referiu João Pereira.

    MURAL DA JUVENTUDE EVOCA LENDA DA FREGUESIA

    Em simultâneo com a inauguração da Loja Social decorreu a inauguração do Mural da Juventude, uma intervenção artística desenvolvida no muro que ladeia o complexo desportivo da freguesia. Desenvolvido no âmbito do projeto Youth Urban do pelouro da Juventude da autarquia, em parceria com “A Casa ao Lado”, a obra de pintura transpôs para a parede a Lenda da Pedra Mágica, que narra a trágica história de Ricila e da sua amada Bárbara, ocorrida, segundo consta, em tempos muito recuados, antes mesmo da Nacionalidade.

    “A cultura é tão ou mais necessária que outras obras”, referiu o presidente da Junta de Freguesia assumindo como desiderato a abertura de um novo capítulo no sector cultural em Requião. João Pereira não esconde o objetivo de construir nos próximos anos um edifício vocacionado para a área cultural em Famalicão e adiantou que “o espaço já existe, no antigo campo de futebol de salão da freguesia. Precisamos da ajuda da Câmara para o edifício”.

    As palavras do autarca não foram uma surpresa para Paulo Cunha que se mostrou em sintonia com este objetivo da freguesia, tendo mesmo adiantado que já tem havido reuniões de trabalho sobre o assunto e que a Câmara Municipal estará disponível para ajudar a concretizar este novo desafio de Requião.
02/09/2017 Requião ganha loja social e valoriza cultura com mural da juventude
Imagens: FAMA TV
    Receber Notícias
 
 
Subscrever RSS  
 
Enviar por email  
 
Imprimir  
1732 leituras
 
 
TOPO
 
   
  Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão © copyright 2017 | handmade by brainhouse