Pesquisar
 
 
 
 
Alterar tamanho do texto
Empreendedorismo e Inovação e Economia
REN inaugura infraestrutura de referência e excelência tecnológica em Portugal
    19-02-2018
    “Saber que temos em Vila Nova de Famalicão uma estrutura de última geração e de vanguarda no país com esta capacidade de armazenamento de dados, que já tem acordos com a EDP e com a ZON e que tem espaço para receber outras empresas, que é apresentada como a mais segura e mais fiável do país, é para nós extremamente gratificante e mais um sinal do valor deste território”. Foi desta forma que o presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, Paulo Cunha, salientou a importância para o concelho do novo datacenter da REN – Redes Energéticas Nacionais, inaugurado na passada sexta-feira, na freguesia de Oliveira Santa Maria, pelo ministro da Economia, Caldeira Cabral.

    Para Caldeira Cabral, “os centros de dados são, atualmente, uma necessidade infraestrutural básica, no sentido em que os dados são hoje uma parte fundamental dos negócios em todos os sectores, seja na energia, mas também nos negócios do comércio, na restauração, na indústria, etc.. Esta é, sem dúvida uma infraestrutura importante que foi construída por empresas e engenheiros portugueses e que demonstra bem a capacidade que Portugal tem de responder aos desafios tecnológicos”.

    O datacenter inaugurado pela REN que custou 10 milhões de euros será partilhado com os grupos EDP e NOS, permitindo reforçar significativamente a segurança da Rede de Telecomunicações de Segurança (RTS) e dos demais sistemas de informação críticos da Rede Nacional de Transporte operada pela Rede Elétrica. A estrutura ocupa uma área de cerca de 5.000 m² e inclui 1.200 m2 de salas técnicas destinadas a alojar os equipamentos onde residirão os mais diversos e críticos sistemas de informação e telecomunicações do país. Cada uma das três empresas que irá utilizar o datacenter, que será neutral do ponto de vista de operadores de comunicações, terá espaços técnicos separados e isolados.

    Atendendo à elevada criticidade desta infraestrutura para o grupo REN e para os seus clientes, o desenho conceptual do datacenter foi sujeito à revisão pelo Uptime Institute, entidade que a nível mundial, confere e certifica o nível de resiliência e elevada eficiência energética deste tipo de instalações. Finalizada a construção, o datacenter foi sujeito a rigorosas provas de comissionamento e ensaios destinadas a comprovar o seu nível de resiliência a falhas, tendo obtido a certificação Tier III do Uptime Institute, tornando-o numa infraestrutura de referência e excelência tecnológica em Portugal.

    Refira-se que a REN atua em duas grandes áreas de negócio: o transporte de eletricidade em muito alta tensão e a gestão técnica global do Sistema Elétrico; o transporte de gás natural em alta pressão e a gestão técnica global do Sistema de Gás Natural, garantindo a receção, armazenamento e regaseificação de GNL, bem como o armazenamento subterrâneo de gás natural. A REN está também presente no negócio das telecomunicações, através da RENTELECOM, que inclui serviços diversificados, passando pelos serviços de datacenter, serviços de comunicações ou consultoria.
    Receber Notícias
 
 
Subscrever RSS  
 
Enviar por email  
 
Imprimir  
1676 leituras
 
 
TOPO
 
   
  Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão © copyright 2018 | handmade by brainhouse