Pesquisar
 
 
 
 
Alterar tamanho do texto
Projeto europeu para a prevenção do risco de cheias avança
31-01-2017
Decorreu na semana passada, na Casa do Território de Vila Nova de Famalicão, um workshop, no âmbito do projeto europeu FLOOD-serv: Inundação, Emergência e Serviço Público. A iniciativa que reuniu diversos parceiros teve como objetivos principais a divulgação do projeto junto dos agentes de proteção civil e entidades municipais e distritais envolvidas na gestão do risco de inundação, bem como, dar a conhecer aos parceiros europeus do projeto a realidade existente no concelho famalicense, ao nível das caraterísticas do território, da problemática das cheias no rio Ave e do rio Este, das infraestruturas técnicas e humanas e das expetativas em relação à implementação do projeto.
Para além da presença do vice-presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão e vereador da Proteção Civil, Ricardo Mendes, a iniciativa contou ainda com as presenças de Susanne Sonntagbauer da Cellent Ag, umas das empresas de tecnologias envolvidas que fez uma descrição geral do projeto e dos seus objetivos, Pedro Faria que descreveu o caso de estudo do concelho de Vila Nova de Famalicão e Pedro Leite, em representação da Ano, uma empresa de tecnologia portuguesa parceira do projeto que descreveu dois componentes técnicos que estão a ser desenvolvidos que vão fazer parte da Consola de Emergência.
Refira-se que o Municipio de Vila Nova de Famalicão vai desenvolver uma aplicação para a prevenção do risco de cheias no concelho. O município é o parceiro piloto de Portugal no projeto Flood-serv que é financiado através do Programa Horizonte 2020 da União Europeia e que teve início em Setembro de 2016 e terminará em Julho de 2019.
O município de Vila Nova de Famalicão, juntamente com Bilbao, a região do Delta do Danúbio, Génova e a região de Bratislava serão as 5 regiões- pilotos envolvidas e onde será testada e desenvolvida uma Consola de Gestão de Emergências direcionada para o risco de inundação.
O objetivo principal do FLOOD-serv é promover uma aplicação de serviço público que incentive e capacite os cidadãos a contribuírem com informações e dados relacionados com a possibilidade de inundações, de forma a ajudar ações de resposta mais rápidas e eficientes, por parte das autoridades públicas e pessoal de emergência.
    Receber Notícias
 
 
Imprimir  
11129 leituras
 
|<   <<   1  2  3  4  5  6  7   >>   >|
 
 
TOPO
 
   
  Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão © copyright 2017 | handmade by brainhouse