Pesquisar
 
 
 
 
 
Alterar tamanho do texto
Atualidade
Programa é apresentado nesta segunda-feira. Famalicão celebra 150 anos do nascimento de Narciso Ferreira
    06-01-2012
Faça o download do Flash Playerpara ver este video.
    Vila Nova de Famalicão celebra em 2012, os cento e cinquenta anos do nascimento de Narciso Ferreira que foi um dos maiores industriais do país e pioneiro na criação de fábricas têxteis no Vale do Ave. Na próxima segunda-feira, dia 9 de Janeiro, pelas 17h30, é apresentado o programa comemorativo, numa conferência de imprensa, que se realiza no salão nobre do Hospital Narciso Ferreira, em Riba de Ave. Do vasto programa que vai decorrer ao longo de todo o ano de 2012, destaque para as inúmeras iniciativas culturais.

    Na margem esquerda do rio Ave, na vila de Riba de Ave, Narciso Ferreira formou um verdadeiro empório industrial, primeiro, com a Fábrica Sampaio, Ferreira e Ca. Lda (1896), depois, nos inícios do Séc. XX, com a Oliveira, Ferreira e Ca. Lda, seguindo-se ainda a Empresa Têxtil Eléctrica, Lda na freguesia de Bairro. O industrial fez ainda parte de várias empresas do mesmo ramo, para além do contributo decisivo na área da energia hidroelétrica, que resultou na fundação da Companhia Hidro-Eléctrica do Norte de Portugal (CHENOP) reconvertida, após o 25 de Abril de 1974, na EDP. Com apenas 40 anos, Narciso Ferreira era já considerado “o maior industrial do Norte”, como relatava na época o jornal “Estrella do Minho”.

    Narciso Ferreira gravou o seu nome na história da indústria têxtil do Vale do Ave, e do país, tendo dotado as suas fábricas de mecanismos avançados para a época. A Fábrica Sampaio, Ferreira e Ca. Lda foi disso exemplo, sendo considerada a primeira fábrica moderna a surgir no concelho de Famalicão.

    Mas o empresário foi também um grande benemérito. Ainda hoje é vasta e rica a obra social orientada por Narciso Ferreira, que nunca esqueceu a importância da educação (escolas), da cultura e do apoio aos mais carenciados - através de ações de solidariedade social e de intervenções no campo habitacional -, áreas associadas ao forte protagonismo comercial e industrial. A fundação do Hospital Narciso Ferreira foi, sem dúvida, a mais relevante de toda a sua benemerência, construção iniciada e concluída ainda em vida, entre os anos de 1924 e 1927. Algum tempo depois, foi criada a Misericórdia de Riba de Ave (1929).

    Na mensagem das comemorações, o presidente da Câmara Municipal, Armindo Costa, afirma que “a sua coragem e determinação alimentaram o seu espírito inovador e formaram o Homem íntegro, visionário e dinâmico que ele foi. Com grande sentido de responsabilidade social, Narciso Ferreira foi ainda um grande benemérito, tendo-se distinguido no apoio aos mais carenciados”.

    Nascido em 1862, no seio de uma família simples, que vivia sobretudo da agricultura, Narciso Ferreira ficou sem pai muito cedo e viu-se obrigado a trabalhar para ajudar a mãe e irmãos.
    Receber Notícias
 
 
Subscrever RSS  
 
Enviar por email  
 
Imprimir  
620 leituras
 
 
TOPO
 
   
  Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão © copyright 2012 | handmade by brainhouse