Pesquisar
 
 
 
 
Alterar tamanho do texto
Família e Ambiente
Os domingos são em família no Parque da Devesa
    26-02-2018
    Desde 2015, que os domingos no Parque da Devesa de Vila Nova de Famalicão são dedicados às famílias. Observar, experimentar, criar, brincar, relaxar, participar em percursos de exploração, em oficinas e exposições, em conversas e piqueniques, partir à descoberta da arte e dos artistas e, claro do ambiente, da biodiversidade e da paisagem. É assim, a iniciativa “Devesa em Família” que decorre desde há três anos, sempre aos domingos, entre as 15h00 e as 17h00. A participação é livre e gratuita e basta aparecer.
    O principal objetivo é “promover a educação ambiental, cultural e histórica junto dos mais novos fora do contexto escolar, junto das suas famílias, tirando o máximo partido do parque e dos seus equipamentos” como explica a diretora do Parque da Devesa, Manuela Araújo.
    Em 2018, irão decorrer cerca de 20 atividades. A próxima acontece já no dia 11 de março sob o tema “Da água ao moinho”, segue-se no dia 25 “o que dizem os objetos?”. Em abril, no dia 8, as famílias juntam “Forças aplicadas num conto” e a 22 acontece o “Open Day Circus Family”. No primeiro fim-de-semana de maio acontece o Bioblitz nocturno com direito a acampamento, espetáculo de fogo e hora de conto. No dia 13, “As Árvores medem-se aos metros” e a 27 aborda-se “Do grão ao pão”. Em junho, explora-se “O tempo tem tanto tempo”, no dia 10 e no dia 17 decorre o Bioblitz de Verão. A 23 de setembro, o tema é “Viajar à velocidade do som”. No dia 14 de outubro, os serviços educativos do parque desafiam as famílias a dar um concerto “com balde, caixote e cesto” e no dia 28, todas as famílias são exploradoras. Em novembro, os temas são “Comedouros para aves”, no dia 11 e “Floresta Autóctone, o que é? Para que serve?”, no dia 25. Por fim, no dia 9 de dezembro, as famílias são convidadas a participar num workshop de coroas de Natal.
    As atividades dividem-se entre os serviços educativos, a casa do território e o parque despertando as famílias para novas e diferentes experiências. “São tardes muito animadas, com convívio e aprendizagem”, acrescenta a responsável do parque.
    A maior parte das atividades são dinamizadas pela equipa do Parque da Devesa, em articulação com as restantes divisões da autarquia, e versam, sobretudo, sobre educação ambiental e educação para a ciência, havendo ainda espaço para atividades culturais.


    Receber Notícias
 
 
Subscrever RSS  
 
Enviar por email  
 
Imprimir  
509 leituras
 
 
TOPO
 
   
  Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão © copyright 2018 | handmade by brainhouse