Pesquisar
 
 
 
 
O Gabinete de Património Cultural
Alterar tamanho do texto
O Gabinete de Património Cultural é um serviço dependente do Departamento de Cultura e Turismo da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão. A sua missão (de forma concertada e complementar com o trabalho desenvolvido pelo Gabinete de Arqueologia na sua área de actuação específica) passa por desenvolver acções de inventariação, estudo, preservação e divulgação de todo o património edificado do concelho.

Este Gabinete no âmbito da sua área de actuação, colaborou ainda com o Departamento de Urbanismo, na elaboração da actual Carta do Património constante do Plano Director Municipal (PDM), e tem vindo a organizar a nova proposta para a Carta do Património a apresentar no âmbito dos trabalhos de revisão do PDM, actualmente em curso.

Colabora ainda na gestão de alguns processos que envolvem imóveis constantes na actual Carta do Património, procurando assim dar cumprimento aos pressupostos do Art. 90º do PDM, o qual instituiu a “Comissão Especial de Apreciação de Projectos”.
Outra das atribuições deste serviço, relaciona-se com a elaboração de processos para apresentação de novas propostas de classificação de bens imóveis e móveis.

A um outro nível de actuação, de referir a organização por este serviço, de um núcleo documental sobre o património edificado do concelho, o qual reúne documentação diversa (histórica, etnográfica, descritiva, administrativa, fotografia, etc) sobre um universo de mais de 1300 imóveis (das mais diferentes tipologias) que se encontram dispersos pelas 49 freguesias do concelho.

Um dos principais objectivos deste projecto, que procura reunir e organizar o máximo de informação possível sobre este universo patrimonial, é apoiar a investigação e possibilitar a consulta pelo público de documentação, que de outro modo seria muito difícil ou praticamente impossível de ser acedida por todos.
  O Gabinete na sua actividade diária, para além do atendimento ao público, e prestação de apoio a alunos, professores, investigadores, colabora mensalmente na edição da agenda cultural do município. Tem vindo a realizar exposições, seminários e organiza anualmente as comemorações das Jornadas Europeias do Património no concelho. Presta ainda apoio a autores que pretendam publicar artigos ou editar publicações que se relacionem com as diferentes vertentes do património cultural do concelho.

Procura assim com o seu trabalho divulgar não só junto dos Famalicenses, mas de todos aqueles que se interessem por estas temáticas, o rico e diversificado património cultural existente no concelho.



Contactos:

Gabinete de Património Cultural
Praça Álvaro Marques
4764-502 Vila Nova de Famalicão

Telefone: 252 320 900
E-mail: geral@patrimoniodefamalicao.org

Horário:
Segunda a Quinta-feira: 09h00 - 13h00 e 14h00 - 18h00
Sexta-feira: 09h00 - 12h00

famalicaoid.inwebonline.net
 
 
TOPO
 
   
  Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão © copyright 2017 | handmade by brainhouse