Pesquisar
 
 
 
 
Museu da Indústria Têxtil
Alterar tamanho do texto
 
O Museu da Indústria Têxtil da Bacia do Ave foi fundado em 1987 como um projecto de investigação em arqueologia industrial, com o objectivo de estudar o processo de industrialização desta região e contribuir para a preservação do seu património industrial.
O Museu desenvolve diversas actividades, tais como visitas guiadas, edição regular de publicações (catálogos de exposições, um boletim informativo, a revista Arqueologia Industrial, publicada desde 1987 e actualmente a única revista científica que se publica em Portugal), exposições, conservação e restauro de equipamentos e maquinaria de interesse arqueológico-industrial, recolha e conservação de documentação histórica, seminários, conferências e cursos sobre património industrial, dispondo ainda de um serviço educativo, de um centro de documentação e biblioteca especializada, de uma loja para venda publicações, etc.
O Museu da Indústria Têxtil da Bacia do Ave é um museu arqueológico-industrial que, para além de apresentar uma síntese da evolução histórica da industrialização desta região, expõe uma fascinante colecção de máquinas têxteis históricas em funcionamento. Elementos da equipa do Museu efectuam demonstrações do trabalho com estas máquinas, mostrando a evolução das técnicas de fiação, tecelagem, entre outras, ao longo dos tempos.
O Museu pode ser visitado de terça a sexta-feira das 10h00 às 17h30 e aos sábados e domingos das 14h30 às 17h30. A entrada é livre.
Contactos

Rua José Casimiro da Silva - Outeiro
4760-355 Calendário

Telefone: 252 313 986 | Fax: 252 377 110
E-mail: geral@museudaindustriatextil.org

Horário:
Terça a Sexta-feira: 10h00 - 17h30
Sábado e Domingo: 14h30 - 17h30
Encerra à Segunda-feira e feriados
Nota: Encerrado nos dias 24, 25 e 26 e 27 e 31 de Dezembro e dia 01, 02 e 03 de Janeiro de 2016

Ingresso: Entrada gratuita

Entidade Gestora: Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão

Exposição Permanente:
Sector de contexto histórico: fotos e textos elucidativos da História dos Têxteis no Vale do Ave.
Sector de linha de produção: máquinas de fiação, tecelagem e acabamentos.
» Centro de Documentação e reserva
» Sala de exposições e conferências.


www.museudaindustriatextil.org
 
 
TOPO
 
   
  Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão © copyright 2017 | handmade by brainhouse