Pesquisar
 
 
 
 
Alterar tamanho do texto
Cultura e Turismo
Museu Bernardino Machado conta a história do parlamentarismo
    12-02-2019
    É na casa de um dos maiores defensores do parlamentarismo, eleito por duas vezes Presidente da República, que os famalicenses vão poder conhecer um pouco mais sobre a história deste órgão de soberania nacional.

    Os visitantes do Museu Bernardino Machado podem desde ontem apreciar a exposição “Assembleia da República: Imagens do Parlamentarismo”, que ficará pelo museu famalicense até ao final deste mês de fevereiro.

    Composta por 25 painéis que retratam as evoluções políticas, desde o liberalismo até à atualidade, esta mostra itinerante do Museu da Assembleia da República recua à origem do Palácio de São Bento, que começou como um mosteiro, em 1598, até à transformação em Palácio das Cortes, em 1833. Descreve também as adaptações e acrescentos ao atual edifício, e dedica especial atenção à história do Parlamento, a partir de 1976, com a referência aos partidos políticos representados, mostrando ainda o seu modo de funcionamento.

    “Estamos a trazer o Parlamento até às pessoas”, diz o Presidente da Câmara Municipal, Paulo Cunha. “Trazemos a memória, a história, a identidade, o traço arquitetónico e o percurso deste edifício, conhecido como a Casa da Democracia”, referiu.

    E acrescenta: “É também uma forma de darmos um contributo para o aprofundamento da democracia, da intervenção cívica, do sentimento de pertença das pessoas a uma comunidade”.

    O coordenador científico do Museu Bernardino Machado também marcou presença na inauguração desta segunda-feira. Norberto Cunha manifestou o seu agrado por ver este tema exposto no museu que dirige, sobretudo por se tratar de um tema que tanto diz a Bernardino Machado, que considerou ser “um exigente parlamentarista”.

    A exposição é de entrada gratuita e estará patente até 28 de fevereiro, na Sala Júlio Machado Vaz, podendo ser visitada de terça a sexta-feira das 10h00 às 17h30 e aos sábados e domingos das 14h30 às 17h30.


11/02/2019 Museu Bernardino Machado conta a história do parlamentarismo.
Imagens: FAMA TV
    Receber Notícias
 
 
Subscrever RSS  
 
Enviar por email  
 
Imprimir  
158 leituras
 
 
TOPO
 
   
  Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão © copyright 2019 | handmade by brainhouse