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Gabinetes de Acompanhamento Social
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Gabinetes de Atendimento e Acompanhamento Social

Resposta social, constituída por uma equipa multidisciplinar (Assistente Social, Psicólogo, Educador Social), desenvolvida através de um serviço de primeira linha, que visa apoiar as pessoas e as famílias na prevenção e/ou reparação de problemas geradores ou gerados por situações de exclusão social e, em certos casos, actuar em situações de emergência.

Lei nº 32/2002
Lei de Bases da Segurança Social, 20 de Dezembro de 2002
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Lei n.º 45/2005
Primeira Alteração à Lei n.º 13/2003, de 21 de Maio, que revoga o rendimento mínimo garantido, previsto na Lei n.º 19-A/96, de 29 de Junho, e cria o rendimento social de inserção.
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D.L. n.º 42/2006
Altera o Decreto Lei n.º 283/2003, de 8 de Novembro, que regulamenta a Lei n.º 13/2003, de 21 de Maio, nos termos da qual foi criado o rendimento social de inserção.
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Despacho n.º 451/2005
Alargamento da celebração de protocolos a outras entidades públicas ou privadas, com ou sem fins lucrativos desde que prossigam fins de solidariedade social.
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Destinatários
- No Concelho de Vila Nova de Famalicão o Atendimento e Acompanhamento Social é desenvolvido em parceria com a Segurança Social, as IPSS’s e a Câmara Municipal, cabendo a cada uma a responsabilidade pelo acompanhamento dos residentes dos seguintes territórios.



Objectivos
- Proporcionar apoio, informação sobre as
  respostas sociais existentes;
- Promover a auto-estima, auto-confiança e a
  estabilidade emocional;
- Contribuir para a reabilitação psicossocial e
  familiar;
- Motivar e treinar as competências pessoais,
  sociais, relacionais e profissionais, através da
  organização e dinamização de acções de
  formação sócio-educativas;
- Melhoria das condições habitacionais das
  famílias.

Actividades desenvolvidas:
- Atendimento e acompanhamento psicossocial
  das famílias;  
- Encaminhamento e articulação com as várias
  estruturas especializadas (Saúde, Educação,
  Emprego);
- Orientação vocacional e profissional;
- Organização familiar;
- Programas de treino de competências:
  • Programas de desenvolvimento de
    competências Sócio-profissionais;
  • Programas de Educação Parental;
  • Programas Lúdico-pedagógicos;
  • Sessões de higiene e organização do espaço
     habitacional e economia  doméstica;
  • Treino de competências pessoais e sociais;
  • Ocupação de tempos livres nas Pausas
     Lectivas;  
- Levantamento e acompanhamento das
  famílias que residem em habitações sem
  condições de habitabilidade (renda e
  proprietários);
- Encaminhamento para o Programa "Casa Feliz";
- Encaminhamento para realojamento privado
  e público;
- Levantamento e resposta ao nível das
  necessidades de bens móveis e eletrodomésticos



Como beneficiar do nosso serviço?
Contactar os seguintes serviços, para marcação de atendimento.

Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão
Divisão de Solidariedade Social, Família e Séniores
Rua Camilo Castelo Branco, n94, 1º Esq.
4760-127 Vila Nova de Famalicão
Telef.: 252 320 940


Centro Social e Cultural de S. Pedro de Bairro
Rua da Infância, nº190, 4765-016 Bairro
Telefone: 252 900 730

Engenho – Associação de Desenvolvimento Local do Vale do Este
Rua Dr. Alcino Pinto, nº 2, 4770-522 Arnoso Sta. Maria
Telefone: 252 016 040

ACIP- Ave Cooperativa de Intervenção Psicossocial, CRL
Rua da Ribeira, Ed. Fonte, loja C, E, e F, 4770-207 Joane
Telefone: 252 928 610

AML – Associação de Moradores das Lameiras
Rua da Associação de Moradores das Lameiras, 4760-026 Vila Nova de Famalicão
Telefone: 252 501 700

Segurança Social de Vila Nova de Famalicão
Alameda Luís de Camões, 4760-100 Vila Nova de Famalicão
Telefone: 252 301 230

Fundação Mundos de Vida
Rua da Quinta da Serra, nº 101, 4760-683 Lousado
Telefone: 252 499 010
 
 
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