Pesquisar
 
 
 
 
Alterar tamanho do texto
Economia e Câmara
Famalicão paga aos fornecedores em 12 dias
    08-06-2017
    A Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão terminou o ano de 2016 com um prazo médio de pagamento aos fornecedores de apenas 12 dias, antecipando 7 dias relativamente ao ano de 2015 o cumprimento dos compromissos assumidos com os fornecedores de autarquia. Em relação ao final do ano de 2012 a câmara está 10 dias mais rápida com a liquidação das suas faturas.

    A lista do Prazo Médio de Pagamento Registado por Município relativa ao final do 4.º trimestre de 2016 foi publicada recentemente pela DGAL – Direção Geral das Autarquias Locais no Portal Autárquico, no cumprimento dos termos do n.º 20 da Resolução do Conselho de Ministros n.º 34/2008, de 22 de fevereiro. Pode ser consultada em (www.portalautarquico.pt/pt-PT/financas-locais/endividamento/municipios/prazo-medio-de-pagamentos).

    Com esta performance Vila Nova de Famalicão posiciona-se como um dos municípios do país mais rápidos a pagar aos fornecedores, sendo o mais célere entre os município do Quadrilátero Urbano. Braga regista uma prazo médio de 15 dias, Guimarães 19 e Barcelos 29.

    O Presidente da Câmara Municipal explica que este resultado foi possibilitado pela conjunção de dois fatores. “Por um lado, a boa saúde financeira da autarquia permite-nos ter liquidez para fazer face aos compromissos; por outro lado, assumimos como estratégia o pagamento aos fornecedores no mais curto espaço de tempo possível, como forma de responsabilidade social para com as empresas que nos servem.”
    Recorde-se que os números do Relatório de Gestão de 2016 já haviam evidenciado uma forte independência da autarquia face a capitais alheios e uma robusta capacidade para fazer face aos seus compromissos através dos capitais próprios. Em termos objetivos, entre 2013 e 2016, o endividamento líquido da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão reduziu mais de 12 milhões de euros, significando uma baixa percentual na ordem dos 43%. Desta forma, o Município de Vila Nova de Famalicão atingiu o seu maior nível da autonomia financeira de sempre, fixado no final do ano nos 73,7%.
    Receber Notícias
 
 
Subscrever RSS  
 
Enviar por email  
 
Imprimir  
2753 leituras
 
 
TOPO
 
   
  Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão © copyright 2017 | handmade by brainhouse