Procurar
 
 
 
 
Famalicão Ciclável
Alterar tamanho do texto

"Quando vejo um adulto a andar de bicicleta, não perco a esperança na raça humana.”
H.G. Wells


A Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão encontra-se a desenvolver o projeto "Famalicão Ciclável" que visa a implementação de uma rede de ciclovias na cidade.

Com o objetivo de promover uma política de transportes capaz de alterar, a prazo, o padrão de mobilidade da população, diversificando os meios de transporte e garantindo condições seguras para a afirmação dos designados ‘modos suaves’ - bicicleta e ‘a pé’, foram desenvolvidas as seguintes ações:


[2015]

Iniciou-se a obra de um troço da ciclovia da Estação na Av. 25 de Abril e a Av. Narciso Ferreira - entre o Parque 1.º de Maio e a Rotunda da Água.

A Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão apresentou uma comunicação sob o tema “Famalicão Ciclável – Uma Rede Uma Comunidade” no XI Congresso Ibérico “A Bicicleta e a Cidade” que se realizou em Lisboa, entre os dias 2 e 4 de maio de 2015.
Ver documento»

[2014]

No âmbito da iniciativa Famalicão Visão’25, inserida na semana do Crescimento Sustentável, foi apresentado à comunidade o projeto ”Famalicão Ciclável”. A apresentação deste projeto coincidiu com o Dia Europeu Sem Carros, o que permitiu aliar esta celebração às vantagens que a utilização dos modos suaves de transporte (onde se inclui a bicicleta), proporciona na melhoria do ambiente e da qualidade de vida urbana. Ver documento»


[2013]

O European Cycling Challenge, organizado pela cidade de Bolonha com apoio da Endomondo smartphones App., durante o mês de maio de 2013, agregou 12 cidades europeias onde se registaram mais de 3.060 utilizadores de bicicleta que percorreram mais de 313 mil quilómetros em viagens não lúdicas. Os percursos realizados em Vila Nova de Famalicão, por 81 aderentes, foram mapificados -
ver documento» - permitindo obter uma imagem das tendências da atual procura. Tratou-se de uma iniciativa relevante que possibilitou a divulgação e promoção das políticas do município na área da mobilidade sustentável, assim como, a participação das associações de ciclistas locais, das “Bué” e dos cidadãos em geral. Por outro lado, este projeto colocou a cidade de Vila Nova de Famalicão na rede europeia da Endomondo e do programa europeu Civitas Mimosa. link» + facebook»

[2012]

Com base nos estudos de mobilidade e transportes, no Plano de Mobilidade Sustentável e nos projetos da rede ciclável e intervenção no espaço público, a Câmara Municipal elaborou um Estudo Prospetivo para a implementação de uma Rede de Ciclovias na cidade de Vila Nova de Famalicão. Ver documento»


Contacto: famalicaociclavel@vilanovadefamalicao.org


Notícias:

Famalicão projeta rede ciclável urbana com 20 quilómetros de extensão; link»

Bué estão a conquistar jovens famalicenses; link»

Famalicão quer mudar paradigma da mobilidade. link»



Documentos:


Novo código da estrada - Lei n.º 72/2013, de 3 de setembro; Ver documento»

Guia do Condutor do Velocípede (ANSR, 2014). Ver documento»


Links de Interesse:

Parques Bicicletas; link»
[dica: Acede ao Portal Geográfico »» clicar em Serviço e Comércio – menu lado esquerdo]

Ecopista Famalicão-Póvoa de Varzim. link»



 
 
TOPO
 
   
  Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão © copyright 2017 | handmade by brainhouse