Pesquisar
 
 
 
 
Alterar tamanho do texto
Atualidade e Câmara
Famalicão celebra centenário da Batalha de La Lys com homenagem a ex-combatentes
    26-02-2018
    A 9 de Abril de 1918, mais de um milhar de portugueses perdeu a vida naquela que ficou conhecida como a Batalha de La Lys, durante a Primeira Guerra Mundial.

    Cem anos passados, a Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão vai homenagear os mais de quinhentos soldados, cabos, sargentos e oficiais famalicenses que participaram neste combate, considerado um dos maiores desastres militares da história de Portugal.

    As comemorações decorrem esta segunda-feira, dia 9 de abril, e terão como ponto alto a inauguração da exposição “A I Grande Guerra e a sua repercussão em Vila Nova de Famalicão”, para a qual a autarquia famalicense contou com a colaboração de familiares e amigos dos expedicionários naturais do concelho que cederam, a título de empréstimo, fotografias, cartas, uniformes, entre outros objetos pessoais dos ex-combatentes.

    Do programa das celebrações destaque ainda para o descerramento de uma lápide comemorativa no monumento “Aos Mortos da Grande Guerra”, localizado na Praça 9 de Abril, e para a apresentação do“Dicionário dos expedicionários famalicenses (1914-1918)”, obra que desvenda os nomes dos famalicenses que combateram em La Lys e que responde a perguntas como: “O que lhes aconteceu?” “Quem foi feito prisioneiro?” “Onde?” “Quem sobreviveu?” “Quem morreu?”.

    Recorde-se que Portugal entrou na Primeira Guerra Mundial em março de 1916 e sofreu uma das maiores derrotas militares de sempre na Batalha de La Lys, considerada como “a Alcácer Quibir do século XX”.
    Receber Notícias
 
 
Subscrever RSS  
 
Enviar por email  
 
Imprimir  
963 leituras
 
 
TOPO
 
   
  Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão © copyright 2018 | handmade by brainhouse