“Esta homenagem representa algo de muito profundo. Eu sou além de professora, educadora e, muitas vezes, mãe dos meninos e meninas e, por isso, ainda hoje contacto muito com antigos alunos”. Foi com a voz embargada e bastante emocionada que Emília Lourenço, professora aposentada no concelho de Vila Nova de Famalicão, recebeu esta sexta-feira, a medalha de reconhecimento municipal, por ter dedicado a sua vida ao ensino famalicense, das mãos do presidente da autarquia, Paulo Cunha.
Para a docente que terminou a sua carreira no ano letivo 2015/2016 “a vocação de professora vai continuar porque é impossível eu estar com jovens sem educar”. Emília Lourenço e Vitor Gomes foram os dois professores do concelho que se aposentaram recentemente a serem homenageados pelo município.
Segundo Paulo Cunha, a homenagem do município aos professores aposentados é “muito justa e um reconhecimento merecido”. “Ser professor é uma função muito nobre que vai além da profissão e que deve ser encarada como uma verdadeira missão”. O autarca lembrou que estes professores “contribuíram ao longo da sua vida para que o município fosse hoje reconhecido no país como um bom município para estudar” e deixou-lhes um apelo “para que continuem a exercer a sua vocação na comunidade”.
O momento de homenagem marcou o arranque das Jornadas Municipais de Educação, que decorrem no Centro de Estudos Camilianos, no âmbito da Quinzena da Educação.
A iniciativa está subordinada ao tema “Educação e Serviços Educativos”. Para o presidente da Câmara Municipal, a autarquia tem desenvolvido um enorme trabalho nesta área e é importante que “a comunidade educativa perceba que o contexto da educação deve ser mais abrangente e há um conjunto de referências concelhias que não podem passar indiferentes ao processo educativo.”
Paulo Cunha foi mais longe e afirmou que “hoje fala-se muito na localização da educação, ou seja, na criação de uma dimensão local na educação que diferencie o processo educativo em função dos concelhos. Acho que o futuro da educação vai passar muito por essa dimensão mais local, sem perda dos conteúdos de âmbito nacional que devem continuar a marcar o panorama dos currículos letivos mas com uma abordagem local muito forte.”
Neste âmbito, “não são só os museus que estão presentes nos serviços educativos, são também as bibliotecas e o parque da devesa como referências locais”.