Pesquisar
 
 
 
 
Alterar tamanho do texto
Atualidade
Dia do Concelho evidenciou município inspirador
    29-09-2017
    O Concelho de Vila Nova de Famalicão celebrou ontem, 28 de setembro, a passagem dos 182 anos sobre a criação do município, em 1835, distinguindo alguns projetos inspiradores, inovadores e diferenciadores gerados no último ano no território com a atribuição dos Selos Famalicão Visão 25. A sessão solene evocativa do Dia do Concelho decorreu em Pedome, no Parque Calça Ferros, juntando autarcas, empresários, representantes associativos e entidades civis e religiosas.

    Mais do que recordar o que aconteceu no dia 28 de setembro de 1835, aquando da 1.ª reunião da Comissão Municipal liderada por António Ribeiro de Queiroz Moreira, na sequência da autonomia municipal proclamada pela rainha D. Maria II, a celebração do Dia do Concelho é encarada como um momento de exaltação das capacidades de superação do território famalicense e das suas gentes, evidenciando-se a sua unidade, coesão e capacidade de realização presente. E quanto a isso Paulo Cunha não podia estar mais satisfeito, já que, disse, “dia após dia, Famalicão está mais motivado, enérgico, empenhado e com melhores condições para vencer os desafios futuros”.

    Na sua intervenção, Paulo Cunha adiantou que, no presente, uma das metas já atingidas é a meta da população. “Vila Nova de Famalicão é um dos poucos municípios que continua a crescer, não só porque aqui a queda da natalidade tem sido menor mas, sobretudo, porque temos sido suficientemente atrativos para aqui fixar casais jovens que preferem Vila Nova de Famalicão para viver, estudar e trabalhar”, disse.

    O autarca atribui muito do reconhecido sucesso do concelho ao “dinamismo associativo” que, “muito tem ajudado” a encontrar e a dar respostas para as necessidades das pessoas e a afirmar o território. Por outro lado, o autarca salientou o “caráter empreendedor” dos famalicenses e das suas empresas e a dinâmica social, educativa, cultural e desportiva, que é prosseguida através das mais variadas instituições.

    A atribuição dos “Selos Famalicão Visão'25” premia alguns dos bons exemplos prosseguidos no território e, mais do que isso, posicionam-se como um incentivo acrescido aos famalicenses, às Suas instituições e empresas para que prossigam projetos geradores de desenvolvimento e de sustentabilidade, reforcem os valores e a identidade do concelho e promovem a afirmação territorial.

    Ontem foram distinguidos com o selo de qualidade Famalicão Visão 25, doze projetos, divididos por quatro categorias: Famalicão Made IN, B-Smart Famalicão, Famalicão Voluntário e Famalicão Comunitário.

    NOTA:
    Consulte aqui os projetos vencedores da 2.ª edição dos Selos Famalicão Visão'25
28/09/2017 Dia do Concelho evidenciou município inspirador
Imagens: FAMA TV
    Receber Notícias
 
 
Subscrever RSS  
 
Enviar por email  
 
Imprimir  
2321 leituras
 
 
TOPO
 
   
  Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão © copyright 2017 | handmade by brainhouse