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Crescer a Brincar
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A investigação tem demonstrado que o desenvolvimento de competências sociais e emocionais nas crianças diminui significativamente a probabilidade de estas desenvolverem mais tarde problemas de comportamento e, por outro lado, promove o seu bem-estar emocional. É também consensual que o desenvolvimento destas competências fomenta o bom desempenho académico para além de influenciar positivamente as relações entre professores e alunos, o envolvimento emocional, cognitivo e comportamental na sala de aula.
Neste âmbito os programas de promoção de competências sociais e emocionais têm se revelado eficazes.
O Programa “Crescer a Brincar” (Moreira, 2002; 2003; 2004; 2005) é um programa de promoção de competências sociais e emocionais, com carácter longitudinal, de aplicação nas escolas do 1º Ciclo do Ensino Básico (do 1º ao 4º ano de escolaridade) que tem como objetivos a promoção da disciplina, do autocontrolo, da autoestima, da identificação e diferenciação emocional, das competências sociais, da regulação emocional e da tomada de decisão.
O programa “Crescer a Brincar” é constituído por um conjunto de manuais em formato de banda desenhada para os alunos e um manual de apoio aos professores, que lhes permite o desenvolvimento do mesmo. O Programa é implementado pelos professores, ao longo do ano letivo na sala de aula, integrado no currículo normal dos alunos.



Contatos
Divisão Municipal de Educação
(Serviços Educativos)
Rua Camilo Castelo Branco, nº. 94 - 2º e 3º Andar
4760-127 V. N. Famalicão

Telefone 252 320 956
Fax 252 377 110
E-mail lupinhas@vilanovadefamalicao.org


“Lupinhas vai à Escola”
O Detetive Lupinhas é a personagem principal do programa que esta presente na entrega dos manuais aos alunos através de uma pequena dramatização.
O Detetive Lupinhas justifica a sua presença nas Escolas através da necessidade de procurar ajudantes que colaborem com ele, ao longo do ano letivo, na investigação do programa Crescer a Brincar. Dada a importância da investigação deste mistério, o Detetive necessita da ajuda dos alunos, surgindo assim uma espécie de contrato entre o Detetive e os alunos.
A visita do Detetive Lupinhas às Escolas será previamente agendada com o (a) Professor (a) responsável pela turma.

Objetivos Motivar os alunos para o desenvolvimento do programa Crescer a Brincar.

Destinatários Todos os alunos do Pré-escolar e 1º ano do Ensino Básico participantes no programa.

Manuais do Aluno  ver documento »
Manuais do Professor ver documento »


"Sessões de animação educativa e expressão artística"
Ao longo do desenvolvimento deste programa, a animação sociocultural assumiu uma das formas privilegiadas de intervenção, mais especificamente através das expressões artísticas. Estas representações têm como finalidade explorar, clarificar, discutir e incutir as variáveis trabalhadas em cada ano letivo, nomeadamente a adequação do comportamento ao meio ou as competências de comunicação.
Como é referido na Convenção Internacional sobre Educação Artística “as artes contribuem para a educação da sensibilidade”.
Esta sessão será previamente agendada com o (a) Professor (a) responsável pela turma.

Objetivos Consolidação dos conteúdos, relacionar as temáticas do 4º ano com o quotidiano real dos alunos e promover uma troca de experiências entre os alunos do 4º ano e os alunos da CIOR.

Destinatários Alunos do 4º ano
Duração Aproximadamente 120 minutos
Parceiros Escola Profissional CIOR
 
 
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