Pesquisar
 
 
 
 
Alterar tamanho do texto
Educação
Centro Qualifica com nova aposta no programa de educação e formação de adultos
    26-01-2018
    O município de Vila Nova de Famalicão acaba de lançar uma nova campanha de promoção da educação e formação de adultos, através do Centro Qualifica, uma estrutura da Câmara Municipal que funciona em estreita colaboração com as escolas da Rede Local de Educação e Formação. Prestando serviços de aconselhamento, informação, orientação e encaminhamento para formação qualificante e desenvolvendo processos de reconhecimento, validação e certificação de competências - denominado de Processo de RVCC, este Centro dirige-se a adultos com idade igual ou superior a 18 anos que procuram o reconhecimento das suas competências ou uma qualificação e, excecionalmente, a jovens que não se encontram a estudar e que não estão inseridos no mercado de trabalho.

    “A autarquia está empenhada em contribuir para que os famalicenses melhorem as suas competências e qualificações de forma a conseguirem crescer profissionalmente, a conquistarem melhores empregos e, naturalmente a terem mais qualidade de vida”, refere a propósito o presidente da Câmara Municipal, Paulo Cunha. “Porque não é preciso começar do zero e porque depende de cada um a vontade de obter maior formação e qualificações, o Município de Vila Nova de Famalicão oferece a oportunidade de todos poderem investir no seu futuro, através do Centro Qualifica”, acrescenta.
    Os interessados em apostar num futuro melhor e mais qualificado podem inscrever-se através da internet em www.famalicaoeducativo.pt/_centro_qualifica_inscricao e obter informações através do telefone 252 320 931 ou pelo Email: centroqualifica@vilanovadefamalicao.org.

    Neste Centro podem encontrar uma oferta diversificada, sendo possível, em função do perfil e experiência, realizar um processo de RVCC Escolar, Profissional ou de Dupla Certificação (Escolar e Profissional) em horário laboral ou pós-laboral. A Certificação Escolar proporciona uma nova oportunidade de qualificação aos adultos que não completaram ou abandonaram precocemente a formação no sistema educativo formal. Permite obter o 4º, 6º, 9º e 12º anos de escolaridade. As inscrições podem ser efetuadas a qualquer altura.

    Por outro lado, a Certificação Profissional permite a certificação da experiência profissional e competências acumuladas pelos adultos ao longo da vida possibilitando-lhe desempenhar determinada atividade profissional.

    Refira-se que o Centro Qualifica foi antecedido pelo CQEP – Centro para a Qualificação e Ensino Profissional, que começou a funcionar em 2015. Entre outubro de 2015 e novembro de 2017, 2317 famalicenses inscreveram-se para reconhecer, certificar e aumentar as suas competências. Destes, 1603 foram encaminhados para formação qualificante, 621 adultos entraram em processo de RVCC e 205 já obtiveram a certificação do Processo de RVCC.

    A operação “Centros Qualifica de Vila Nova de Famalicão”, promovida pelo MVNF, é cofinanciada pelo Programa Operacional Capital Humano, do Portugal 2020, através do FSE – Fundo Social Europeu.

    O Programa Qualifica tem como um dos eixos fundamentais a ativação de uma rede nacional de centros especializados em educação e formação de adultos - os Centros Qualifica. Estes centros têm como premissas fundamentais a valorização das aprendizagens que os adultos foram adquirindo ao longo da vida e a possibilidade efetiva de aumentarem e desenvolverem competências através da realização de formação qualificante.
    Receber Notícias
 
 
Subscrever RSS  
 
Enviar por email  
 
Imprimir  
1273 leituras
 
 
TOPO
 
   
  Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão © copyright 2018 | handmade by brainhouse