Pesquisar
 
 
 
 
Alterar tamanho do texto
Educação
Câmara alarga gratuitidade de manuais escolares ao 2.º ciclo
    17-07-2017
    As famílias com crianças a frequentar o 5.º e 6.º ano do 2.º Ciclo do Ensino Básico em Vila Nova de Famalicão não vão ter que comprar os manuais escolares referentes às disciplinas nucleares – Português, Matemática, Inglês, História e Geografia de Portugal e Ciências Naturais. A medida entra em vigor já a partir do ano letivo 2017-2018 e surge depois do Governo ter assegurado o empréstimo dos manuais a todo o 1.º ciclo.

    No arranque do ano letivo 2016-2017, na Escola Básica Integrada de Gondifelos, Paulo Cunha tinha garantido que “caso o governo cumpra com a promessa de estender ao 2.º, 3.º e 4.º ano o empréstimo dos manuais escolares, que aconteceu para o primeiro ano, a Câmara Municipal de Famalicão avançará com a cedência dos livros para o segundo ciclo, ou seja para o 5.º e 6.º ano”. O autarca não esqueceu a promessa e a autarquia avança mesmo para a concretização desta medida de grande alcance social, reinvestindo no mesmo setor e com a mesma filosofia a verba financeira que há vários anos destinava para o 1.º Ciclo em Vila Nova de Famalicão.

    Ao todo, serão beneficiados 2.500 alunos que vão frequentar o 5.º e o 6.º ano no concelho. A ação implica um investimento municipal de 250 mil euros. A autarquia vai voltar também a oferecer gratuitamente as fichas de apoio a todas as crianças do 1.º ciclo, beneficiando perto de cinco mil crianças, num investimento de cerca de 130 mil euros. Para além disso, o município disponibiliza ainda uma verba de 10 mil euros para aquisição de livros para o Banco de Livros Escolares, caso exista essa necessidade, destinado ao empréstimo de manuais a famílias com filhos noutros ciclos de ensino, que não disponham de condições financeiras para os adquirir. Ao todo, a Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão vai investir 390 mil euros com a aquisição dos manuais escolares.

    Isto significa que uma família com um filho no 1.º Ciclo do Ensino Básico e outro no 2. Ciclo vai poupar perto de 150 euros em Famalicão com a aquisição dos livros escolares.

    Com esta aposta, a autarquia deixa um sinal claro à comunidade de encarar a educação como um investimento e nunca como uma poupança. No fundo, o que a autarquia fez foi transferir a verba que era investida no primeiro ciclo, para o segundo ciclo, reforçando para chegar a todos os alunos.

    “É um investimento na Educação e nas Famílias de Vila Nova de Famalicão”, diz o Presidente da Câmara Municipal, falando numa medida com um “impacto direto importante nos orçamentos das famílias do concelho”.

    Refira-se que ao longo de quinze anos, a Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão ofereceu os manuais escolares e fichas de apoio a todas as crianças do 1.º ciclo do ensino básico no concelho, tendo sido a primeira Câmara do país a adotar a medida que é uma realidade em Famalicão desde o ano letivo 2002/2003.
    Receber Notícias
 
 
Subscrever RSS  
 
Enviar por email  
 
Imprimir  
14554 leituras
 
 
TOPO
 
   
  Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão © copyright 2017 | handmade by brainhouse