Pesquisar
 
 
 
 
Alterar tamanho do texto
Juventude
Armindo Costa incentiva jovens a partilhar experiências e conhecimentos internacionais
    26-03-2010
    O presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, Armindo Costa, incentivou, esta quinta-feira, os jovens de Espanha, Argentina e Cabo-Verde, que estão de visita ao concelho a conhecerem “novas cidades e novas culturas, assim como partilharem experiências e conhecimentos”, salientando que estas “são ferramentas importantes para a vida de cada um”. O grupo de jovens que está a participar no projecto internacional “Open Minds”, promovido pela associação juvenil famalicense, Plataforma de Animadores Socioeducativos e Culturais de Famalicão, foi recebido pelo presidente da Câmara Municipal, nos Paços do Concelho.

    Elogiando o projecto e o empenho da PASEC no desenvolvimento desta actividade, Armindo Costa afirmou que “o sucesso deste projecto que foi aprovado pela Comissão Europeia, através do programa Juventude em Acção, demonstra bem o dinamismo e vitalidade desta associação juvenil famalicense”.

    Tendo a sua génese na Plataforma Juvenil Informal Cavaleiros, que operou no Complexo de Habitação Social das Lameiras, entre 1995 e 2006, a PASEC desenvolve um trabalho de grande utilidade, ora promovendo acções de formação no campo na animação sociocultural, ora organizando workshops junto das camadas mais jovens.  De resto, segundo o autarca, “o município de Famalicão orgulha-se de possuir um conjunto de associações juvenis cujo trabalho se destaca pelo dinamismo e abrangência social”.

    “Open Minds” é um projecto intercontinental organizado pela Plataforma de Animadores Socioeducativos e Culturais de Famalicão, em parceria com o Consello da Xuventude da Galicia (Espanha), a Agenda XXI (Argentina) e o Centro da Juventude de São Vicente (Cabo Verde), que permitirá criar uma plataforma de intercâmbio de metodologias e actividades com grupos de jovens no âmbito da interculturalidade.

    Neste âmbito, o presidente da PASEC, Abraão Costa, explicou o trabalho que tem sido desenvolvido pela associação, a nível internacional. “Só nos últimos dois anos, a PASEC já esteve presente em 28 iniciativas internacionais, as quais envolveram mais de 50 jovens famalicenses”, referiu o responsável, acrescentando que se tratam de “oportunidades importantes que permitem aos jovens desenvolver competências na área da animação social”.
    Abraão Costa aproveitou ainda a ocasião para agradecer ao município os diversos apoios atribuídos à associação, assim como, a cedência das actuais instalações. “Sem estas ajudas era impossível desenvolvermos este tipo de actividades”.

    Por sua vez, a coordenadora do Centro da Juventude de São Vicente, Maria do Carmo Monteiro salientou que o projecto proporciona aos jovens cabo-verdianos “uma experiência agradável e muito rica ao nível do voluntariado e da juventude”. “Vamos chegar a S. Vicente mais ricos a nível cultural e educativo”. A coordenadora demonstrou ainda grande “alegria” por estar em Famalicão, onde o “povo é muito simpático”.
    Também Frederico Reigosa, da Argentina, destacou o projecto “Open Minds” como uma “experiência muito enriquecedora”.

    Os jovens vão estar em Vila Nova de Famalicão até ao próximo sábado, onde participarão num conjunto de actividades relacionadas com o voluntariado e o associativismo.

    Receber Notícias
 
 
Subscrever RSS  
 
Enviar por email  
 
Imprimir  
1235 leituras
 
 
TOPO
 
   
  Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão © copyright 2019 | handmade by brainhouse