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Educação e Câmara
“Acompanhar” com taxa de sucesso educativo perto dos 90 por cento
    01-02-2018
    O Programa Acompanhar, promovido pela Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão através do pelouro da educação, atingiu, no ano letivo 2016/2017, uma taxa de sucesso educativo de 89,3 por cento, ficando muito perto dos 90 por cento. Ao todo, o programa envolveu 447 alunos, alcançando quase o dobro dos alunos abrangidos em 2015/2016 (256), em cerca 40 horas de capacitação e programas de tutoria e inclusão inteligente.

    Dos 447 alunos, 107 apresentavam, pelo menos, duas retenções, sendo que, na sua maioria, eram alunos a frequentar os Cursos de Educação e Formação; e 201 estavam em situação de risco, incluindo o risco de abandono escolar.

    Do grupo foram formados 57 jovens que atuam, agora, como Tutores de Pares, facilitadores de processos de inclusão inteligentes de outros jovens na mesma situação.
    Ao nível da avaliação efetuada salientam-se, ainda, os resultados dos alunos ao nível das médias de envolvimento escolar cognitivo e ao nível da média de envolvimento escolar psicológico. Para além de serem positivos os mesmos evoluíram em relação a 2015/2016.

    PROGRAMA EM EXPANSÃO

    No seu terceiro ano, já com o ano letivo a decorrer, o programa está a ser agora implementado em todos os Agrupamentos de Escolas de Vila Nova de Famalicão. A estes juntam-se as Escola Profissionais CIOR e Forave e a Cooperativa de Ensino Didáxis.

    A aposta do Programa Acompanhar passou assim por alargar e reforçar a sua intervenção no 1º ciclo do ensino básico e ao nível dos alunos com necessidades especiais. Por outro lado, foram também integrados no Programa Acompanhar algumas Instituições Particulares de Solidariedade Social.

    O objetivo central do Programa Acompanhar passa por potenciar e apoiar os estabelecimentos de ensino do concelho na implementação de projetos de boas práticas na área do acompanhamento e inclusão inteligente de alunos, em especial os que estão em situação de risco ou que não estão integrados em qualquer tipo de resposta socioeducativa complementar. Ao mesmo tempo, pretende criar processos potenciadores da melhoria do rendimento escolar e processo de inclusão social dos alunos com o recurso a soluções complementares de educação não formal e capacitação ao nível da inteligência emocional.
    O Vereador de Educação e do Conhecimento, Leonel Rocha, destaca a evolução do Programa Acompanhar não só ao nível do número de alunos envolvidos, mas também ao nível dos resultados obtidos. Outro dado relevante que salienta é o facto de o Programa Acompanhar ser cada vez mais abrangente e capaz de intervir nos mais variados níveis de ensino e contextos territoriais.

    O método preconizado pelo Programa Acompanhar assenta no princípio da Investigação-Relação-Ação numa resposta socioeducativa que tem por base a Tutoria de Pares e a Mentoria. Tem mais de 20 parceiros institucionais, entre eles, todos os estabelecimentos de ensino de Vila Nova de Famalicão, a PASEC, a Associação de Moradores das Lameiras, o Centro Social de Calendário e LIPAC.
    Este programa, fruto da sua génese, trabalha em estreita colaboração com o Projeto Eurobairro e o Programa CLDS 3G Famalicão.
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